Nicholas Santos completa 46 anos de idade no próximo sábado e se conseguir a classificação olímpica para Los Angeles ele chegará com 48 anos de idade para os Jogos. Isso fará dele o segundo nadador mais velho da história a disputar uma edição da natação olímpica.
O título de mais velho nadador olímpico ainda pertence a Evan Thomas Jones da Grã-Bretanha que estava na equipe que participou dos Jogos Olímpicos de Paris em 1900. Na época, ET Jones nadou com 50 anos de idade. No resultado oficial da Olimpíada, Jones aparece em último lugar na prova dos 4 mil metros disputados no Rio Sena. E mais, pelos registros não completou a prova.
Nicholas entretanto, acumula dois títulos de mais veterano da história:
- Medalhista de Mundial de Longa mais velho, 42 anos de idade, medalha de prata nos 50m borboleta do Mundial de Budapeste em 2022.
- Medalhista (e campeão) de Mundial de Curat mais velho, 42 anos de idade, medalha de ouro nos 50m borboleta do Mundial de Abu Dhabi em 2022.
Em Jogos Olímpicos, o titulo de medalhista mais velho fica para Dara Torres dos Estados Unidos que ganhou três medalhas de prata nos Jogos de Beijing 2008, então com 41 anos de idade. Entre os homens, é o também americano Anthony Ervin campeão olímpico dos 50m livre dos Jogos Olímpicois do Rio 2016, 35 anos de idade.


