A 4a edição dos Jogos Olímpicos da Juventude será a primeira competição olímpica a ser realizada no Continente Africano de 31 de Outubro a 13 de Novembro, em Dakar, no Senegal. A natação está marcada para os dias 1o a 6 de Novembro e será realizada no Egg Tower Complex, piscina antiga que está sob reforma geral. A imagem abaixo mostra o local antes das obras.

O programa da provas para os Jogos ainda não foi anunciado, apenas as datas indicando um programa de seis provas. Com a inclusão das provas de 50 metros nos estilos para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, a expectativa é de que aconteça o mesmo com os Jogos Olímpicos da Juventude. A competição sempre foi o “laboratório” para o COI e inclusive algumas provas estreavam primeiro na competição menor antes de chegar a Olimpíada.
Dois países, os dois mais fortes da natação mundial, Estados Unidos e Austrália, já anunciaram que não irão mandar equipes para o evento. Os critérios e regulamento ainda não foram anunciados, mas até a última edição, Buenos Aires 2018, os 16 melhores países do Mundial dos Esportes Aquáticos de 2017 ganharam oito vagas nos Jogos Olímpicos da Juventude, quatro de cada sexo. Os demais países apenas dois atletas, um de cada sexo.
O Brasil ficou em 26o lugar no quadro de pontuação do Mundial de Singapura no ano passado, assim se o critério for mantido, o Brasil terá apenas dois nadadores na competição.
A piscina do Egg Tower Complex tem 10 raias e arquibancadas para 562 espectadores. Confira o mapa de competiçõs dos Jogos Olímpicos da Juventude 2026:



