Oito anos após ter sido o primeiro atleta a nadar o Desafio do Leme ao Pontal, o Pentacampeão da Travessia dos Fortes, Luiz Lima, volta ao mesmo palco que o consagrou eterno Rei do Mar. Na época, o atual Secretário Nacional de Esportes considerou o feito como o maior desafio de sua vida. De lá pra cá, algumas travessias se passaram e a busca constante por novos desafios na carreira de atleta fez com que Luiz encontrasse mais um para deixar seu nome marcado na história da natação. Porém, desta vez, o percurso será compartilhado.

A janela confirmada para o nado é de 4 a 10 de novembro, com o barco partindo de madrugada da Praia da Urca, iniciando a largada na Praia do Leme e chegando na Praia do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes. O ex-fundista de piscina da seleção brasileira irá nadar os 35km da Travessia do Leme ao Pontal alternando, a cada uma hora, com atletas amadores da equipe LL Gladiadores I, nome do time do primeiro revezamento e nado elaborados pela recém-criada Leme to Pontal Swimming Association (LPSA). Ao lado do experiente Luiz Lima estarão alguns de seus atletas e também amigos apaixonados por maratonas aquáticas: Humberto Cesar Sampaio, capitão do time; o veterano José Getúlio da Fonseca Filho; o ex-Presidente da LL Gladiadores, Pedro Campbell Alquéres; o ex-triatleta, Marcelo Nissenbaum e o francês-brazuca, Georges Lezaun. Para Luiz, a ideia de repetir esta travessia tem um sabor pra lá de especial. “Voltar a realizar a travessia do Leme ao Pontal é sem dúvida nenhuma um presente. É um presente saber que foi construído algo positivo, ver a sua iniciativa abraçada por outros nadadores. É uma realização pessoal se transformando em realidade e a continuidade fará o feito sempre presente! Estar junto com os meus atletas será emocionante e compartilharemos o mesmo sentimento do Desafio do Leme ao Pontal, agora nadando por equipe.”

equipe-ll-gladiadores-i-foto-close

A Leme to Pontal Swimming Association nasceu em junho deste ano. Tendo percebido o crescente número de atletas interessados em nadar a Travessia do Leme ao Pontal, o nadador de maratonas e ultramaratonas aquáticas, atual recordista sul-americano da Travessia do Canal da Mancha e Secretário da LPSA, Adherbal Oliveira, uniu-se ao seu treinador Renato Ribeiro, atual Presidente da associação, e fundaram a LPSA. O objetivo da associação? Organizar todo o procedimento burocrático, bem como elaborar as despesas correspondentes, os meios humanos e materiais para que os nadadores possam concluir a travessia com total segurança. Além disso, o órgão também regulamenta a prova e orienta atletas interessados em nadar, seja na modalidade solo ou revezamento, com ou sem o uso de neoprene (roupa de borracha) como forma de democratizar a travessia. Durante o trajeto, o participante pode admirar, por um ângulo privilegiado, algumas maravilhas da cidade do Rio de Janeiro, como o Morro do Pão de Açúcar, Forte do Leme, Praias do Leme e Copacabana, Forte de Copacabana, Cristo Redentor, Arquipélago das Cagarras, Arpoador, Praias de Ipanema e Leblon, Pedra da Gávea, Praia de São Conrado, Costão do Niemeyer, Quebra Mar da Barra, Praias da Barra da Tijuca, Reserva e Recreio e a Pedra do Pontal.

Apesar das belezas estonteantes que a travessia proporciona, esta prova requer um treinamento intenso do atleta, dentro e fora da água, assim como uma boa preparação psicológica e alimentação adequada para que possa enfrentar as suas adversidades. Para isso, a LPSA criou um site – www.swimlpsa.com.br – que proporciona todo o tipo de instrução da prova aos interessados em realizá-la com a associação.

Informações essas, que permitirão que os participantes saibam todas as dificuldades que poderão encontrar pela frente, como correntes e ventos fortes, água gelada, possibilidade de hipotermia, entre outras situações que podem comprometer a conclusão do nado. Sendo assim, a associação exige uma série de documentos e exames físicos de todo e qualquer atleta que tiver interesse em realizar este desafio. No final da travessia, uma vez que o atleta tenha seguido todas as regras estabelecidas no regulamento da LPSA, esta fornecerá a documentação que atestará ao participante a realização da Travessia do Leme ao Pontal, incluindo seu nome na lista oficial dos nadadores que cumpriram o desafio na modalidade escolhida.

A certificação e o reconhecimento do percurso concluído pelos atletas serão concedidos apenas aos que forem registrados na LPSA, a qual irá providenciar barcos escolta e pilotos também registrados na associação, devidamente acompanhados por observadores oficiais do órgão, que ratificarão por meio de relatórios o cumprimento do regulamento, padronizando-se assim, os procedimentos para que todos consigam obter condições similares para a conclusão da travessia.

Por Érika Guimarães.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário