Qual é o melhor? O Circuito Mare Nostrum na Europa ou o TYR Pro Swim Series nos Estados Unidos. Quem paga mais, oferece as melhores condições e que competição tem melhor nível? Perguntas que a Best Swimming tenta esclarecer abaixo descrevendo cada uma das competições, suas datas e regulamentos.

São os dois maiores e mais importantes circuitos da natação mundial em um ano que poderemos ter mudanças neste cenário. Temos a estreia do FINA Champions Series, a inédita competição que a FINA coloca em prática no primeiro trimestre e a esperada e controversa ISL, International Swimming League, que ainda não tem detalhes e informações disponíveis.

Por enquanto, falamos do Mare Nostrum e do TYR Pro Swim Series:

MARE NOSTRUM

É o mais tradicional, conhecido e charmoso circuito da natacão mundial. Esta pompa toda inclui uma história rica de recordes mundiais e marcas expressivas, grandes atletas e performances em um giro pela Europa em pouco mais de duas semanas.

O Mare Nostrum nasceu da união de competições que já existiam. Meetings de Monte Carlo, no Principado de Monaco, em Barcelona, na Espanha, e Canet na França, que decidiram se unir para fazer uma disputa mais organizada, mais controlada e principalmente mais rentável. Esta união já teve também a etapa de Roma, o tradicional Sette Colli, na Itália, fez parte por alguns anos do Circuito, mas por conflito de datas e interesses acabou saindo da disputa.

Monaco, Barcelona e Canet se alternam todos os anos. Este ano a ordem será esta começando nos dias 8 e 9 de junho, seguida por Canet 11 e 12 de junho e fechando com Barcelona 15 e 16 de junho. No ano passado, Barcelona foi a primeira etapa e Monaco a última. E assim será alternando a cada temporada.

Cada etapa tem suas particularidades e distinções. Em Monaco, as provas de 50 metros são disputadas em fases: eliminatórias, oitavas de finais, quartas de finais, semifinal e super final. Ou seja, para sair campeão, o atleta nada até cinco vezes a prova. Ainda na etapa de Monte Carlo, o famoso jantar com o Príncipe Albert ao final da competição reunindo todos os atletas participantes no torneio é um ponto alto do circuito.

Em Canet, na França, a atração é o carro para o primeiro recorde mundial batido. O valor mínimo é de 20 mil euros e o vencedor pode optar por não levar o automóvel e somente o valor em dinheiro. Em Barcelona, a premiação é a maior das três etapas. São 43 mil euros, praticamente o dobro de Monaco.

Veja o sistema de premiação por etapa (base 2018)
Canet, França
Premiação total 36.450 euros
1o recorde mundial um carro (valor mínimo 20.000 euros)
1o recorde europeu 2.500 euros
recordes da competição 750 euros

Barcelona, Espanha
Premiação total 43.200 euros
recorde mundial 9.000 euros
recorde europeu 1.500 euros
recordes da competição 750 euros
recordes da cidade de Barcelona 300 euros

Monte Carlo, Principado de Monaco
1o recorde mundial 15.000 euros
1o recorde europeu 3.000 euros
Premiação total 21.600 euros
recorde da competição 600 euros
recorde do Mare Nostrum 750 euros

Ao final do Circuito Mare Nostrum, e somente para os nadadores que estiveram nas três etapas, as quatro melhores performances serão premiadas com:
1o lugar 7.000 euros
2o lugar 2.000 euros
3o lugar 1.000 euros
4o lugar 500 euros

Calendário 2019
8 e 9 de junho, Monte Carlo, Monaco
11 e 12 de junho, Canet, França
15 e 16 de junho, Barcelona, Espanha

Regras do Mare Nostrum: (2018)

MareNostrum2018

Nota Best Swimming
A grande vantagem do Circuito Mare Nostrum é a sequência de boas competições em tão curto espaço de tempo. A facilidade de deslocamento entre as sedes também é outro fator que beneficia a participação dos atletas. Nadadores medalhistas em Mundiais e Olimpíadas também recebem apoio local, como hospedagem, alimentação e até mesmo nos deslocamentos entre as sedes.

TYR PRO SWIM SERIES

O sistema de Grand Prix nos Estados Unidos teve a mesma origem do Mare Nostrum. Eram competições chamadas invitationals que realizadas anualmente, se tornaram atrativas e a USA Swimming criou o circuito. USA Grand Prix, depois Arena Grand Prix e nas últimas temporadas TYR Pro Swim Series. As mudanças não ficaram apenas no patrocinador, mas também o pagamento de bonificações, a criação do sistema de pontos e mais recentemente uma disputa mais promocional com divisão de nadadores da Seleção Americana em equipes e disputa interna.

O TYR Pro Swim Series 2019 vai ter cinco etapas, uma a menos do que no ano passado. Este ano, as cidades que recebem o evento, ao invés de receberem ajuda da USA Swimming tiveram que pagar para ter o evento. A premiação em dinheiro é similar ao Mare Nostrum nos pódios individuais, mas bem menor na soma final do circuito.

No ano passado, o Circuito terminou com o Campeonato Americano, este ano, termina nas cinco etapas. Este ano saiu o prêmio de um ano do uso de um carro BMW para os vencedores masculino e feminino do circuito. Com o patrocínio da Toyota para a USA Swimming, a entidade rompeu o acordo com a BMW emboara tivesse contrato assinado até 2020.

Para este ano, serão premiados os melhores nadadores masculino e feminino na soma de pontos com um prêmio único de 10 mil dólares, válido apenas para nadadores americanos. Outra premiação, para o melhor índice técnico masculino e feminino, aqui inclui os estrangeiros, também de 10 mil dólares na melhor performance de todas as etapas.

Diferente do Mare Nostrum, apenas as provas olímpicas valem premiação em dinheiro. O campeão individual leva 1.500 dólares, o vice 1.000 dólares e o terceiro colocado 500 dólares. Uma novidade para este ano foi a premiação do melhor nadador das eliminatórias. Aquele que tiver melhor desempenho de todas as eliminatórias receberá um prêmio extra de 1.500 dólares.

Um detalhe interessante do circuito americano deste ano é a ausência completa de competições tradicionais como Charlotte, Santa Clara, Tempe. Todas as cinco etapas do circuito 2019 sediarão o evento pela primeira vez.

Todas as competições têm limite de inscrições. Na média 450 nadadores por etapa, sendo que este limite não inclui nadadores selecionados do ranking mundial. Esta lista está disponível e pode ser acessada aqui incluindo vários nadadores brasileiros:

Listadosatletasforadolimite

Calendário 2019
9 a 12 de janeiro, Knoxville, Tennessee
6 a 9 de março, Des Moines, Iowa
10 a 13 de abril, Richmond, Virginia
16 a 19 de maio, Bloomington, Indiana
12 a 15 de junho, Clovis, Califórnia

Regras do TYR Pro Swim Series:

regrasTYRProSeries2019

Nota Best Swimming
Esporadicamente os nadadores brasileiros, mais os que treinam nos Estados Unidos, têm tirado proveito do circuito americano. Competições boas e com mais opções de finais. Diferente do Mare Nostrum, onde somente finais A e B, as vezes só final A, no TYR Pro Swim Series temos até finais D, sendo esta última reservada para nadadores 18 anos ou menos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário