Mais um dia de tempo sólido, temperatura amena, com algum sol em Gwangju. Dia de Mundial com notícia boa e outra nem tanto para o Brasil.
* A boa é o ouro, e a grande prova de Ana Marcela Cunha nos 5 quilômetros. Uma prova bem disputada, estando no pelotão dianteiro durante toda a disputa e um ataque final para vencer a sua 11a medalha em Mundiais, seu quarto ouro. No pódio, ainda fez uma bela homenagem a francesa Aurelie Muller que parece ter feito sua virtual prova de aposentadoria.
* A ruim foi o caso positivo analítico adverso da nadadora Maria Clara Lobo do dueto do nado artístico. Maria Claro competiu no dueto ao lado de Luisa Borges na sexta-feira da semana passada e ficaram na 17a posição na rotina técnica. A dupla voltaria para a prova de rotina livre, mas com o teste positivo, Maria Clara se desligou da delegação e já retornou para o Brasil. Em reportagem do Globoesporte foi apurado que o teste foi para o diurético furosemida.
* Dia de viagem para a Coreia do Sul. Brasil deixa Sagamihara, a casa que nos recebeu tão bem no ano passado na preparação para o Pan Pacífico e agora no Mundial. E vai nos receber novamente no ano que vem antes de Tóquio. Delegação brasileira já está em Gwangju, instalada na Vila dos Atletas e já treina na piscina da competição.
* Quem também viajou para a Coreia foi a equipe de natação da Austrália. Depois de uma semana treinando em Nagaoka, a equipe já está na sede do Mundial. Da equipe que começou a preparação, apenas Shayna Jack não viajou. A velocista que fazia parte das equipes de revezamento do 4×200 e 4×100 livre pediu desconvocação alegando problemas particulares.
* O Japão colocou um novo critério de convocação para a equipe que vai disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Todo atleta que ganhar a medalha de ouro nas provas de natação em Gwangju, vai garantir presença automática no time olímpico. Os japoneses ainda terão a sua seletiva olímpica em abril de 2020, mas querem dar aos campeões mundiais deste ano a prioridade de ter um ano inteiro de preparação para os Jogos.
* Já são 16 países que subiram ao pódio no Mundial de Gwangju até agora. A China lidera com 12 medalhas sendo 9 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze. A Rússia segue em segundo com 7 medalhas, sendo 4 de ouro, 3 de prata. A Ucrânia é a surpresa até agora ao aparecer em terceiro com 3 medalhas, 1 ouro e 2 bronzes.
* Brasil divide o quinto lugar no quadro ao lado da Hungria, ambos com 1 medalha de ouro.
* Muito organizado o Mundial até agora, mas sempre elogiada a organização e principalmente a gentileza dos voluntários e da força de trabalho na competição.
* Coreia do Sul é um dos países com melhor índice de alfabetismo do mundo, 95% segundo dados oficiais. O país também é destaque na saúde, apenas 3% da população é considerada obesa. Isso se comparados aos Estados Unidos fica ainda mais expressivo, lá este índice está em 60%.
* Maquiagem é algo usado mundialmente pelas mulheres, em alguns lugares do mundo, também pelos homens. Na Coreia do Sul, é 20% da população masculina que usa.
* Este cuidado com a saúde e com a aparência não impede os sul-coreanos de “tomarem uma”. Se bebe na Coreia do Sul tanto quando na Rússia, por exemplo. A bebida preferida é o soju, uma bebida destilada que pode ter até 53% de álcool.

Amanhã a gente volta…

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário