Foi anunciado ontem o cancelamento por completo da edição de 2022 do Pan Pacífico de natação que estava marcado para ser realizado no Canadá. A decisão foi tomada em comum acordo nas chamadas “charter nations”, os quatro países criadores da competição: Canadá, Estados Unidos, Japão e Austrália.

O cancelamento foi por conta do acúmulo de competições para o ano de 2022. O Commonwealth Games já estava marcado para Birmingham, Grã-Bretanha de 27 de julho a 7 de agosto, e a FINA ainda incluiu o Mundial dos Esportes Aquáticos de Fukuoka de 13 a 29 de maio.

Com isso, não restou outra opção em cancelar a edição de 2022. Assim, o próximo Pan Pacífico será somente em 2026 e o Canadá mantém a sede, ainda sem indicar em qual cidade irá realizar o torneio.

Esta é a primeira vez desde que foi criado em 1985 que o Pan Pacífico foi cancelado. O evento foi criado em busca de uma maior competitividade tanto para os Estados Unidos que até 1983 enviava sua equipe principal para disputar os Jogos Pan Americanos, como para a Austrália que não tem qualquer disputa a seu nível na Oceania.

Inicialmente disputado a cada dois anos, foi a partir de 2002 que a sua realização se fez a cada quatro anos, sempre alternando a sede entre os quatro clubes fundadores do torneio.

Mesmo sem ter costa com o Oceano Pacífico, o Brasil participa desde a primeira edição em Tóquio, no Japão. O Pan Pacífico, diferente de outros torneios permite a participação de países que não fazem parte da região.

Em 13 edições disputadas, todas tiveram os Estados Unidos como vencedor geral no quadro de medalhas. O Brasil aparece como o nono país neste quadro com três medalhas de ouro, quatro de prata e nove de bronze, total de 16 medalhas. Até a última edição, disputada no Japão em 2018, 14 países ganharam medalhas no Pan Pacífico, sendo que os americanos acumulam 609 medalhas sendo 277 de ouro.

O Brasil tem três recordes de campeonato no Pan Pacífico:
50 metros nado livre com Bruno Fratus 21.44 feitos no Pan Pacífico de 2014, em Gold Coast, Austrália
50 metros peito com Felipe França 27.26 no Pan Pacífico de 2010, em Irvine, Estados Unidos
50 metros borboleta com Cesar Cielo 23.03 no Pan Pacífico de 2010, em Irvine, Estados Unidos

As provas de 50 metros nos estilos foram disputadas apenas na edição de 2010.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário