Trimetazidina, a substância proibida que está gerando grande controvérsia nos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing é a mesma encontrada no primeiro caso de doping de Sun Yang em abril de 2011. Na época, a substância havia entrado na lista proibida da WADA em 1o de janeiro daquele ano e o nadador chinês apresentou resultado positivo em um teste surpresa realizado em seu país. Sun Yang foi suspenso por três meses, mas o caso só veio a tona após a suspensão.

Na época, Trimetazidina pertencia a classe de Estimulantes na lista da WADA e a defesa de Sun Yang indicou que o nadador tomava o medicamento para controle de sua insuficência cardíaca. O médico que prescreveu a medicação para Sun Yang, Dr. Ba Zhen foi suspenso por 16 meses.

WADA mudou a classificação da substância desde a lista de 2015, agora a Trimetazidina pertence a classe S4 de Hormônios e Moduladores Metabólicos sendo proibido o uso tanto em competição como fora dele. A medicação é recomendada para pacientes com insuficência cardíaca, porém não recomendada para mulheres grávidas e crianças com menos de 18 anos de idade. O uso é somente sob prescrição médica e para o uso de atletas é necessária a apresentação do TUE, o formulário de Exceção para Uso Terapêutico.

Kamila Valieva, a patinadora russa, tem apenas 15 anos de idade e apresentou resultado positivo para a substância no Campeonato Russo em São Petersburgo, em 25 de dezembro do ano passado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário