Autor • Alex Pussieldi direto de Belém
Fonte • Best Swimming

 

Terça-feira, 13 de março, dia nublado e com chuvas esparsas, mas ao final da tarde, não caiu chuva, caiu o mundo!

* Congresso técnico pela manhã, mas até o final do dia nada de balizamento. Os treinadores das seleções participantes receberam a promessa de que seria entregue nos hotéis. Até a publicação deste Diário (por volta das 11 da noite) nada feito.

* Preocupação com a temperatura da água "foram por água abaixo". Isto porque com a chuva que caiu não tem como não cair. Ontem a temperatura estava em 30 graus (ilegal segundo a regra da FINA), hoje pela manhã 28.8, ou seja, ainda acima do limite máximo de 28 graus.

* São 12 países participantes, 383 atletas no Sul-Americano Absoluto mas 171 na natação.

* Todos estão criticando o fato dos atletas terem de ficar numa arquibancada oposta a arquibancada principal. Esta arquibancada temporária e exclusiva dos atletas não dá visão das provas e parece não ser o suficiente para todos os nadadores.

* Os treinadores terão uma área de observação que fica em frente a arquibancada dos atletas. A área é boa, mas se chover…

* Apenas o Brasil tem o número máximo de nadadores: 28. A Argentina veio com 27, Venezuela com 25 e Paraguai 22.

* Duas seleções com treinadores brasileiros: Paraguai sob o comando de Angelo Camarosssano e Perú com Reinaldo Dias.

* Angelo Camarossano deu entrevista ao SporTV na parte da tarde, mas no meio da entrevista saiu falando portunhol, acabou sendo gozado pela reportagem.

* Os blocos genéricos da Pro Swim receberam melhoramentos e durante todo o dia foram intesamente testados pelos atletas sem qualquer problema.

* A expectativa é de grande público para os quatro dias de competição. Mais que isso, Belém já sediou o Sul-Americano em 2002 e na época o público foi imenso, não só na natação mas como todas as modalidades esportivas.

* Se a água da piscina está quente, a expectativa referente a temperatura na Baía de Guajarás para as provas de águas abertas não poderia ser diferente.

* Os nadadores de águas abertas estão treinando todos os dias na piscina. Por enquanto ninguém se arriscou a nadar no local da prova.

* Muito grande o número de barracas de venda de material esportivo, todas estão abrigadas no ginásio que fica localizado ao lado da piscina. Muitas delas, quase todas, tem os trajes tecnológicos da nova geração. Speedo, Arena, Jaked, Blueseventy, todos estão por lá.

* Os banheiros ainda estão com alguns reparos a serem feitos. As obras se mantiveram durante o dia todo.

* Esta é a segunda vez que o Campeonato Sul-Americano Absoluto é realizado em Belém. A anterior havia sido em 2002, na época, a capital paraense sediou o Sul-Americano de 13 a 17 de março daquele ano e os Jogos ODESUR de 6 a 8 de agosto.

* A Assembléia dos Presidentes de Federações foi realizada no final de semana. Os Presidentes por aqui ficam para assistir ao Sul-Americano como convidados especiais da CBDA. Na Assembléia, nada de novidade, por sinal, Coaracy Nunes já anunciou que pretende ficar até 2016. Ou seja, mais uma re-eleição para o período 2013-2016.

* Satiro Sodré está fazendo a cobertura fotográfica do evento de forma bem intensa. No dia de hoje, esteve no alto das plataformas, no fundo da piscina e cobriu duas modalidades esportivas (natação e saltos ornamentais). Muito trabalho pela frente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário