A natação dos Jogos Panamericanos de Santiago tem tudo para ser a mais forte das últimas edições. O Canadá já anunciou sua equipe com 36 nadadores (equipe completa) e com a presença de 11 atletas olímpicos. A maior estrela do time canadense será a “campeã de tudo” dos 100 borboleta, Maggie MacNeil.

Mesmo assim o time vai com algumas ausências importantes, começando por Summer McIntosh, Joshua Liendo, Penny Oleksiak e Taylor Ruck. De qualquer maneira, é um time bem mais forte do que as últimas representações canadenses no Pan. A última considerável foi no Pan de 2015, em Toronto.

A Seleção Americana será apurada na Seletiva única, marcada para Indianápolis, em junho. A Seleção A Americana vai para o Mundial de Fukuoka, e desta vez, ao invés do time C, a equipe B será a representação dos Estados Unidos no Pan. Normalmente, a Seleção B vai para a Universíades, e este ano, embora tenhamos Universíades, não será a USA Swimming que vai organizar e mandar a equipe.

Seguindo o mesmo protocolo de convocação para o Mundial de Fukuoka, serão chamados 36 nadadores, 18 de cada sexo para o Pan. O único critério que foi adicionado é que os nadadores devem seguir uma ordem de preferência. Ou seja, se você for convocado para Fukuoka, mesmo que seja prova de revezamento, você está fora do Pan.

O critério de exclusão também vale para o Mundial Júnior, em Netanya, Israel.

A Seletiva Americana acontece de 27 de junho a 1o de julho em Indianápolis.