O sábado foi o primeiro dia de medalhas do Mundial de Fukuoka. Nosso roteiro de relatos acompanhando tudo do Mundial até o seu final.

* A alemã Leonie Beck é a dona da primeira medalha de ouro da 20a edição do Campeonato Mundial de Fukuoka. Beck foi a vencedora da prova dos 10 quilômetros, seu primeiro título mundial da carreira. Detalhe que os 10 quilômetros iniciaram nos Mundiais a partir de 2001, exatamente em Fukuoka, e naquela época a vencedora também foi uma alemã, Peggy Busche.

* A americana Katie Grimes, 17 anos de idade, se tornou na primeira atleta de seu país a garantir a classificação individual para os Jogos Olímpicos. Em com estes 17 anos se tornou a mais jovem a chegar a duas Olimpíadas nos últimos 56 anos.

* Dia nublado, calor, algumas chuvas, pouco sol. Fukuoka amanhece por volta das 7 da manhã e o sol se poem antes das seis da tarde.

* Katie Ledecky em training camp em Singapura deu uma entrevista a Associated Press e garantiu que Los Angeles 2028 está no seu radar. Estreante na Olimpíada em Londres 2012 com 15 anos de idade, se Ledecky chegar a Los Angeles será sua quinta Olimpíada e com 31 anos de idade.

* China 100%, sem surpresas nos saltos ornamentais. Três provas, três ouros para os saltadores chineses. Até agora, o quadro de medalhas do Mundial tem China na frente com quatro medalhas, três ouros e uma prata. Japão e Alemanha estão em segundo lugar com uma medalha de ouro.

* O Japão está a uma medalha de ouro de passar o Brasil na história dos Mundiais dos Esportes Aquáticos. O Brasil ocupa a 14a colocação com 49 medalhas sendo 17 ouros, 15 pratas e 17 bronzes. O Japão com o ouro do nado artístico subiu para o 15o lugar com 16 ouros, 47 pratas e 73 bronzes, total 136 medalhas.

* Resultado histórico para o nado artístico de Aruba com Kyra Hoevertsz em sétimo lugar na prova solo técnica do nado artístico. Kyra é filha de Nicole Hoevertsz, vice presidente do COI e também atleta olímpica dos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984.

* Três sul-americanos na final do Dueto Misto prova técnica do nado artístico para este domingo. Pela ordem Chile, Peru e Colômbia entre os 12 duetos da final.

* Sem dizer critérios ou resultados, a World Aquatics premiou Ana Marcela Cunha como a Melhor do Mundo das Águas Abertas de 2022. Além do reconhecimento no pódio, após a premiação dos 10 quilômetros feminino, também uma premiação de 10 mil dólares para a nadadora brasileira. Os demais prêmios de Melhor do Mundo do ano passado devem ser anunciados durante a competição.

* Amanhã começa mais uma modalidade do Mundial, o torneio de polo aquático. Sem o Brasil, que abriu mão da vaga, ocupada pela Argentina que disputa o torneio masculino e feminino.