A Panam Aquatics, Federação de Natação das Américas, e responsável pela organização e gestão dos esportes aquáticos do Pan, emitiu uma circular no dia de hoje determinando uma restrição no uso dos acessórios para a partida de costas.

O boletim aponta que os acessórios de costas serão permitidos para uso nas provas (100 e 200m costas, revezamentos 4x100m medley), porém com a limitação do nível “0” para todos os nadadores. É terminantemente proibido a troca do nível do acessório segundo a decisão.

O problema foi identificado nos dias anteriores, quando atletas de diferentes países apontaram falha no equipamento que parecia estar instável. Segundo a Panam Aquatics, que fez consulta ao fabricante, a instabilidade não é sentida no nível “0” o que ofereceria um certo risco a utilizar outros níveis na competição.

Mesmo reconhecendo que a decisão não é a “perfeita”, e até mesmo para evitar problemas que têm sido vistos em muitos eventos internacionais na instabilidade dos acessórios de saída de costas, ficou determinado o uso somente para o nível “0”. O boletim da Panam Aquatics também dá a oportunidade para o atleta de “não usar” o acessório se assim decidir.

Os níveis diferenciados do acessório de costas são de acordo com altura, força e até mesmo técnica dos nadadores, que optam por posições mais altas ou mais baixas no agarre da parede. Na programação do Pan, as primeiras provas de costas onde serão utilizados (ou não) os acessórios acontecem neste domingo com a disputa dos 200m costas.

Veja aqui o comunicado da Panam Aquatics:

Letter regarding Backstroke ledges