29 de Fevereiro é uma data que a gente só vê e vive a cada quatro anos. O chamado ano bissexto nos oferece a data que faz parte de um ajuste de calendário para mantermos a conexão com a translação da Terra e os eventos sazonais das quatro estações do ano.

Na história dos Jogos Olímpicos, 29 de Fevereiro só nos deu 111 atletas, número bem inferior ao 28 de Fevereiro que nos forneceu 500 ou o 1o de Março onde nasceram 551 atletas olímpicos de Inverno e Verão. Esta tendência acompanha a relação do 29 de Fevereiro acontecer a cada quatro anos.

Dos 111 atletas olímpicos de 29 de Fevereiro, cinco são da natação, e dois se tornaram campeões olímpicos, os americanos Cullen Jones e Lydia Jacobi.

 

Cullen Jones, divulgação

Cullen Jones foi olímpico em 2008 e 2012. Atleta importante por ser considerado o primeiro afro-americano campeão olímpico pelos Estados Unidos, acumulou quatro medalhas olímpicas na carreira incluindo a participação naquele histórico 4x100m nado livre derrotando a equipe da França. Jones atualmente é figura de destaque na natação americana participando de clínicas e eventos promovendo a inclusão do esporte nas minorias por todo país.

 

Lydia Jacobi, divulgação

Lydia Jacobi era a mais nova nadadora do time americano na última Olimpíada. Então com 17 anos, Lydia foi campeã olímpica dos 100m peito e ainda nadou o revezamento 4x100m medley que terminou com a medalha de prata. A nadadora é a primeira, e única, atleta olímpica do Alaska a chegar a Seleção Americana. Detalhe que chegou a Seleção treinando no Alaska em resultado que surpreendeu a toda comunidade americana. Atualmente, Lydia faz parte da Universidade do Texas e uma das favoritas para o título do NCAA deste ano.

 

Jessica Long, divulgação

A natação paralímpica também merece destaque neste 29 de Fevereiro. É o aniversário de uma das maiores nadadoras paralímpicas da história: a americana Jessica Long. Nascida em Bratsk, na Rússia, e adotada por uma família americana, Jessica se tornou um ícone do esporte. Acumula um total de 29 medalhas paralímpicas sendo 16 delas de ouro.