Seleção de natação em Lima: a mais medalhada da equipe brasileira

Seleção de natação em Lima: a mais medalhada da equipe brasileira

Com ampla hegemonia brasileira, chega ao fim neste domingo, dia 29, a primeira edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude Lima 2013. Durante dez dias, a capital peruana foi palco do encontro dos melhores atletas da nova geração do continente. Mais de 1200 jovens, de 14 países, com idade até 17 anos, competiram em 22 modalidades. Representado por 99 atletas, a seleção brasileira conquistou 142 medalhas (72 de ouro, 38 de prata e 32 de bronze) em todas as modalidades do programa esportivo do evento. Foram 85% dos atletas brasileiros voltando para casa com a medalha no peito. Agora, o pensamento é nos Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecem em agosto de 2014, em Nanjing, na China.

Apesar da organização não promover um quadro de oficial de medalhas, o desempenho dos atletas brasileiro e a manutenção da hegemonia no continente foram comemorados pelo COB. O evento continental foi preparatório para os Jogos Olímpicos da Juventude Nanjing 2014. Apenas modalidades com índices, como a natação, classificavam para o evento do ano que vem.

Rodrigo Codo Berti levou 10 medalhas

Rodrigo Codo Berti levou 10 medalhas

A modalidade que trouxe mais medalhas para o Brasil nos Jogos Sul-americanos da Juventude foi a natação, com 48 conquistas. Além dos pódios, muitos nadadores alcançaram em Lima suas melhores marcas pessoais. Também foram conquistados 12 índices para Nanjing 2014. O paulista Rodrigo Berti, o “Señor Sula”, que nadou em 12 provas, conquistou 10 medalhas no total. Já Bruna Primati, subiu nove vezes no pódio. Rodrigo ainda teve a honra de carregar a bandeira do Brasil ontem, durante a cerimônia de encerramento dos Jogos.

(Com informações do COB)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário