Imagem da largada prova de Viedma no ano passado.

Imagem da largada prova de Viedma no ano passado.

Vai começar a temporada 2014 das águas abertas. Abrindo o ano, 66 nadadores de 14 países participam da Travessia de Viedma, primeira prova do Circuito da Copa do Mundo da FINA.

O Circuito deste ano perdeu uma prova, é junto com a temporada de 2011 a temporada com menor número de provas desde a criação da Copa do Mundo de Águas Abertas pela FINA em provas de 10 quilômetros. É também o primeiro ano sem a prova de Santos, etapa brasileira que fazia parte desde a criação do circuito pela FINA.

A premiação por prova continua a mesma. São 20 mil dólares por etapa, onde os oito primeiros colocados são premiados. O campeão leva 2.500 dólares, o vice 2 mil, terceiro 1.500, depois 1.200, 800, 600, e 400 dólares respectivamente até oitavo colocado.

O campeão geral do circuito vai levar 20 mil dólares. Serão premiados os seis primeiros colocados no ranking ao final da temporada.

O Brasil já foi campeão do Circuito da Copa do Mundo três vezes, duas com Ana Marcela Cunha (2010 e 2012) e uma com Poliana Okimoto (2009). No masculino, Allan do Carmo já foi quatro vezes top 3 da temporada e seu melhor resultado foi no ano de 2009 quando se sagrou vice campeão. No ano passado, Samuel de Bona se tornou no primeiro brasileiro a vencer uma das etapas da Copa do Mundo com sua vitória em Shantou na China.

Imagem da Seleção Brasileira viajando para a Argentina. (foto Facebook)

Imagem da Seleção Brasileira viajando para a Argentina. (foto Facebook)

A Seleção Brasileira vai estar em Viedma com sete nadadores, sendo três no feminino e quatro no masculino: Bettina Lorscheitter, Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto; Fernando Ponte, Allan do Carmo, Diogo Villarinho e Samuel de Bona.

Viedma sedia uma das etapas da Copa do Mundo há três anos. No ano passado, Emily Bruneman dos Estados Unidos e Romain Beraud da França foram os vencedores. Ana Marcela Cunha ficou em segundo no feminino e Allan do Carmo foi o sexto colocado. Os brasileiros nunca venceram em Viedma.

Ana Marcela Cunha bi campeã da Copa do Mundo em 2012. (foto Unisanta)

Ana Marcela Cunha bi campeã da Copa do Mundo em 2012. (foto Unisanta)

Entre os 66 nadadores presentes em Viedma, além dos brasileiros, destaque para o atual campeão mundial Thomas Lurz da Alemanha e o campeão do circuito em 2012 Spyridon Gianniotis da Grécia no masculino e a alemã Angela Maurer e a italiana Martina Grimaldi no feminino.

Percurso de Viedma 2014 (foto oficial)

Percurso de Viedma 2014 (foto oficial)

A prova de sábado será no Rio Negro na região da Patagônia Argentina entre as cidades Caemen de Patagônia e Viedma num circuito de 2.500 metros para os 10 quilômetros de prova. Temperaturas estimadas de 22 graus para a água e temperatura ambiente de 24 graus.

Confira o calendário completo da Copa do Mundo 2014:
2 de fevereiro, Viedma, Argentina
5 de abril, Manzanillo, México
28 de junho, Setúbal, Portugal
24 de julho, Lac St. Jean, Canadá
31 de julho, Lac Magog, Canadá
9 de agosto, Lac Megantic, Canadá
4 de outubro, Hong Kong, Hong Kong

Poliana Okimoto campeã da Copa do Mundo e 2009.

Poliana Okimoto campeã da Copa do Mundo e 2009.

Todos os campeões da Copa do Mundo de Águas Abertas
2007 – Vladimir Dyatchin da Rússia e Angela Maurer da Alemanha
2008 – Valerio Cleri da Itália e Angela Maurer da Alemanha
2009 – Thomas Lurz da Alemanha e Poliana Okimoto do Brasil
2010 – Chad Ho da África do Sul e Ana Marcela Cunha do Brasil
2011 – Thomas Lurz da Alemanha e Angela Maurer da Alemanha
2012 – Spyridion Gianniotis da Grécia e Ana Marcela Cunha do Brasil
2013 – Thomas Lurz da Alemanha e Emilly Brunemann dos Estados Unidos

No dia seguinte a prova de Viedma, será realizada uma prova de sprint entre os participantes da Copa do Mundo na distância de 1.600 metros. Premiação para os três primeiros colocados pagando 750 dólares para o campeão, 450 dólares para o segundo colocado e 300 dólares para o terceiro lugar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário