Imagem de um banner na chegada no aeroporto de Adler/Sochi.

Imagem de um banner na chegada no aeroporto de Adler/Sochi.

Jogos Olímpicos de Inverno era um sonho de consumo. Nós que trabalhamos com natação internacional temos a oportunidade de conhecer o mundo. Viajamos por todos os continentes, e conhecemos as piscinas e os hotéis. E só! Turismo com esporte competitivo é algo que não combina, assim por mais que qualquer um de nós viaje, não conhecemos nada, literalmente nada.

A oportunidade apareceu, e aqui estou eu, na minha primeira Olimpíada de Inverno. Sochi cheguei hoje!

Aliás, quem também chegou hoje na Capital Mundial do esporte foi a a tocha olímpica.

Tocha passando por Sochi no dia de hoje. (foto AP)

Tocha passando por Sochi no dia de hoje. (foto AP)

O maior revezamento da história da tocha olímpica completou 121 dias desde que foi acesa no dia 7 de outubro do ano passado em Olimpia na Grécia. A tocha chegou a Sochi depois de percorrer 12.800 quilômetros passando por 2.900 cidades e vilas da Rússia em 83 diferentes regiões.

A tocha que a tarde foi passear de iate pela costa de Sochi e Adler já andou de cavalo, trenó, trem, carro, ônibus, esqui, moto, barcos, submarino, fez mergulho e foi até o espaço.

A mesma vai entrar no Fisht Estádio Olímpico de Sochi na sexta-feira e como sempre aquela expectativa para saber quem será o atleta para acender a pira olímpica.

E a figura mais importante destes Jogos também chegou em Sochi hoje.

Putin discursando em Sochi no dia de hoje. (foto Associated Press)

Putin discursando em Sochi no dia de hoje. (foto Associated Press)

Vladimir Putin, o famoso, controverso e poderoso Presidente da Rússia, no seu terceiro mandato, faz dos Jogos o seu “baby”. Ele esteve pessoalmente na cidade de Guatemala em 2007 quando a cidade de Sochi foi anunciada como vencedora dos Jogos.

Foi idéia sua trazer a Olimpíada para este balneário rodeado de resorts de luxo com o intuito de incrementar o fluxo turístico para a região.

A segurança tem sido o maior desafio nestes dias pré-Jogos.

Segurança forte no revezamento da tocha em Sochi no dia de hoje. (foto Associated Press)

Segurança forte no revezamento da tocha em Sochi no dia de hoje. (foto Associated Press)

A imagem é dos soldados que acompanharam o desfile da tocha no dia de hoje em Sochi. A tocha já passou por todos os cantos e até agora apenas alguns protestos isolados aconteceram, poucos muito poucos.

Ontem quando embarquei no vôo Miami-Moscou, eram pelo menos 15 soldados armados a poucos metros da entrada no avião. Parando e checando pessoas antes de embarcar.

Aliás, nos Estados Unidos, me fizeram tirar os sapatos, os cintos, tive de retirar o lap top e o ipad da bolsa. Na Rússia, não havia nehum soldado nem na chegada em Moscou nem em Sochi. Não tirei nada de dentro da bolsa, muito menos sapato ou cinto.

Estes Jogos são uma auto-afirmação do povo russo.

Imagem do filme "Legenda #17". (foto divulgação)

Imagem do filme “Legenda #17”. (foto divulgação)

Liderados pela audácia e, muitas vezes, arrogância de Putin, os Jogos de Sochi são uma grande oportunidade de ativar o espírito nacionalista do povo russo. Nos úlitmos Jogos, em 2010 em Vancouver, foi a pior Olimpíada de Inverno da Rússia. com apenas três medalhas de ouro.

Um investimento muito grande foi feito em todos os níveis e uma delegação de 221 atletas vai representar o país, a terceira maior da Olimpíada.

No avião que me trouxe tive a oportunidade de assistir o excelente filme “Legenda #17”, uma história emocionante e inspiradora do maior jogador de hóquei da história russa, Valeri Kharlamov. Um filme que fica a dica pois é bem interessante e traz uma mensagem muito boa de motivação e superação. Algo perfeito para ter sido lançado as vésperas dos Jogos.

Confira o trailer do filme que deve estar disponível no Brasil.

E o responsável por tudo isso, continua sendo ele.

Barão Pierre de Coubertin (arquivo)

Barão Pierre de Coubertin (arquivo)

Não sabia que tinha sido o Barão Pierre de Coubertin o responsável pelos Jogos Olímpicos de Inverno. O famoso francês que já havia sido o precursor dos Jogos Olímpicos no século 19, insistia em fazer uma edição dos Jogos com os esportes de inverno. Os países da Escandinávia já tinham seus festivais de inverno e a primeira Olimpíada de Inverno só foi reconhecida depois de acontecer. Isto porque no sentido de promover os Jogos Olímpicos de Verão de 1924, Coubertin promoveu uma semana de esportes de inverno em Chamonix na França. O evento, depois de realizado, foi oficializado como a primeira Olimpíada de Inverno da história.

Hoje, os Jogos viraram um show comercial.

A pequena Coca Cola de 237 mililitros eu ganhei na chegada no aeroporto. Um “corredor” de estudantes, todos vestidos de Coca Cola da cabeça aos pés fazendo as boas vindas e distribuindo Coca Cola de graça. Detalhe que estava gelada, também a 5 graus Celsius.

Coca é um dos patrocinadores principais do Comitê Olímpico Internacional. Junto dela estão Atos, Dow, General Electric, McDonalds, Omega, Panasoni, P&G, Samsung e Visa. Além destes, os patrocinadores dos Jogos de Sochi são Aeroflot, Bosco, MegaFon, Russian Railways, Fosneft, Tostelcom, Sberbank e Volkswagen. Os chamados partners destes Jogos são Ingosstrahh, PWC e SportLotto. E ainda tem os fornecedores Adamas, Avaya, Baltika, EF English First, Jet Set Sports, Kommersant Publishing House, Norilsk Nickel, Panasonic, Power Technologies, Samsung, Uhrenhholt, WildRed, Yamaha Motor, Abrau-Durso, Adecco, Bauerfeind, Contomporarry International, Detech, Europa Plus, Exect, I-Teco, Karcher, Kasperksy Lab, Kelly Services, Kinesio, Kiout, Life Fitness, Microsoft, Parter Russia, Paul Hartmann, PR agency CROS, Rosatom, Russian buses, GAZ Group, Scania, Ural Plant, World Class. Ufa…

No anúncio olímpico da Copa, o melhor jogador de hóquei da seleção Alex Ovechkin que é sucesso na NHL nos Estados Unidos. Detalhe que destacaram o dente dele, ou melhor, o dente que ele não tem e virou sua característica.

Anúncio da Coca Cola russo lançado em dezembro de 2013.

Anúncio da Coca Cola russo lançado em dezembro de 2013.

E a propaganda da Copa lançada no mês passado na Rússia.

https://www.youtube.com/watch?v=9QgvuREaI0w

Detalhe que a camisa que aparece no comercial é a 17, que está imortalizada no hóquei da seleção nacional em memória do já falecido Valeri Kharlamov.

De notícias e curiosidades olímpicas era isso por hoje, voltamos amanhã direto de Sochi.

 

3 respostas
  1. Flavio
    Flavio says:

    Oportunidade é tudo hehehe

    Nao sei como estará de acesso pela Competiçao ….
    Procure a turma do Bob Sled do Brasi , fale como Edson luques , para tirar uma foto dentro do carrinho deles hehehehehehehe

  2. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Vê lá, heim Coach???!!! Não vai querer se aventurar em alguma estação de esqui por aí. Cruzar de uma pista para a outra, a famosa bandalha, nem pensar…Vide Michael Schumacher e Laís Souza. Sucesso aí!!! Abraços

Os comentários estão fechados.