Treino, Botafogo

Agora é oficial, Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo são os campeões do Circuito da Copa do Mundo de Águas Abertas, e que temporada! Os dois só precisavam largar para serem declarados campeões, mas fizeram muito mais que isso, terminaram no pódio da prova de Hong Kong. Pódio que demorou (e muito) para ser anunciado tamanha as acirradas chegadas que só foram decididas após análise de filmagens e que também geraram alguns protestos.

Treino, Botafogo

Na prova masculina, uma chegada bem disputada onde apenas cinco décimos separam os três primeiros colocados. Christian Reichert da Alemanha foi o campeão com 1 hora, 56 minutos, 12 segundos e 4 décimos, Allan do Carmo chegou junto, apenas três décimos atrás batendo outro alemão Andreas Waschburger por dois décimos. Outro brasileiro, Diogo Villarinho, chegou na quarta colocação com 1 hora, 56 minutos, 14 segundos, na frente do alemão Thomas Lurz.

Treino, Botafogo

No feminino não foi diferente. Enfrentando a água quente da Repulse Bay em Hong Kong, Anna Olasz da Hungria venceu com 2 horas, 5 minutos, 20 segundos e 7 décimos. Poliana Okimoto ficou em segundo lugar com 2 horas, 5 minutos, 20 segundos e 9 décimos. Para o terceiro lugar, somente um protesto garantiu o bronze para Ana Marcela Cunha, declarada empatada com a britânica Kery-Anne Payne com 2 horas, 5 minutos, 22 segundos e 2 décimos.

Treino, Botafogo

Foram três voltas no percurso da prova que encerrou a temporada de oito etapas da Copa do Mundo da FINA. Os atletas receberão seus troféus e prêmios em um jantar de gala que encerra o programa em Hong Kong.

Treino, Botafogo

Ao final do circuito de 2014, Ana Marcela se sagrou tri campeã da Copa do Mundo repetindo os feitos de 2010 e 2012 somando 149 pontos. A americana Christine Jennings que terminou a prova em nono lugar ficou como vice campeã da temporada com 65 pontos e a alemã Angela Maurer terminou em terceiro com 45 pontos.

Treino, Botafogo

Poliana Okimoto terminou o circuito em segundo lugar com 92 pontos, mas como não cumpriu o 70% obrigatório pelo regulamento não tem direito a premiação.

No masculino, Allan do Carmo chegou ao título inédito de campeão do Circuito somando 121 pontos seguido dos alemães Thomas Lurz e Christian Reichert empatados com 88 pontos. Diogo Villarinho ficou em quarto lugar com 86 e outro alemão Andreas Waschburger em quinto com 71 pontos.

Na premiação da temporada, o vencedor do Circuito leva 20 mil dólares, o segundo colocado 12 mil dólares, o terceiro 8 mil, o quarto 5 mil, o quinto 3 mil e o sexto colocado 2 mil dólares.

Samuel de Bona, o terceiro brasileiro na prova, ficou em 20o lugar com 1 hora, 56 minutos, 43 segundos e 4 décimos. Samuel concluiu a temporada com 43 pontos somados.

Treino, Botafogo

Esta foi a melhor temporada do Brasil na Copa do Mundo de Águas Abertas desde o início em 2007. Uma série de feitos e registros que marcaram este ano como histórico:

* Ana Marcela Cunha chegou ao tri campeonato do circuito (2010, 2012, 2014) subindo ao pódio em todas as provas, feito inédito na história da Copa.
* Allan do Carmo ganhou o primeiro título do circuito masculino para o Brasil.
* O Brasil esteve no pódio em todas as etapas e termina o circuito com 20 medalhas, 8 de ouro, 7 de prata e 5 de bronze.
* Ana Marcela fez o seu maior número de vitórias em uma temporada, terminou o ano com 5 e 8 medalhas, sendo 5 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze.
* Allan do Carmo venceu sua primeira prova em Copas do Mundo e terminou a temporada com 5 medalhas, 2 de ouro, 2 de prata e 1 de bornze.
* Diogo Villarinho nunca havia subido ao pódio em Copas do Mundo. Terminou o ano com dois bronzes e o quarto lugar geral na final do circuito.
* Poliana Okimoto nadou cinco provas, venceu a primeira e foi prata nas outras quatro.

Olhando estes números todos, a única marca que não foi superada são as nove vitórias numa temporada de 12 provas no Circuito de 2009, vencido por Poliana Okimoto quando conquistou o primeiro título do Brasil em Copas do Mundo.

Resultados oficiais da prova de Hong Kong:
Feminino
1o Anna Olasz da Hungria 2:05.20.7
2o Poliana Okimoto do Brasil 2:05.20.9
3o Ana Marcela Cunha do Brasil e Keri-Anne Payne da Grã-Bretanha 2:05.22.2

Masculino
1o Christian Reichert da Alemanha 1:56.12.4
2o Allan do Carmo do Brasil 1:56.12.7
3o Andreas Waschburger da Alemanha 1:56.12.9
4o Diogo Villarinho do Brasil 1:56.14.9
20o Samuel de Bona do Brasil 1:56:43.4

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário