O treinador australiano Denis Cotterell declarou hoje a agência de notícias Xinhua que foi instruído pela Federação Australiana de Natação a não mais aceitar o nadador chinês Sun Yang no seu clube. A decisão da Swimming Australia é um novo procedimento no controle anti-doping adotado no país onde nadadores estrangeiros são obrigados a se submeter a um controle mais rígido e nadadores que testaram positivo no passado são barrados de treinarem na Austrália.

Cotterell e seu programa do Miami Swim Club recebem uma verba especial da Federação Australiana, sendo reconhecido como um dos centros avançados de treinamento, por conta disso, ele é obrigado a rejeitar o nadador Sun Yang com o risco de perder a verba de suporte a seu programa. São 15 programas na Austrália que fazem parte do chamado Podium Performance Center e que devem seguir a orientação direta da Swimming Australia. O programa foi lançado em 2013 depois do fraco resultado da Seleção Australiana nos Jogos de Londres oferecendo melhores condições de trabalho a treinadores e atletas nos melhores clubes do país.

“O programa ajuda muito a nosso clube e nossos atletas. Preciso seguir a orientação e comando da Swimming Australia e por conta disso infelizmente não poderei contar com Sun Yang por aqui” declarou Cotterell.

As novas diretrizes do programa determinam que todos os atletas estrangeiros que treinarem em clubes que façam parte do sistema são obrigados a cumprir exames constantes anti-doping e proíbe qualquer atleta previamente suspenso por doping de treinar nos clubes e seguir orientação de treinadores que estejam incluídos no programa.

“Eu lamento muito, mas tive de comunicar a decisão a Federação Chinesa o fato de não poder mais treinar Yang” disse Cotterell. “Com o número de nadadores chineses que estavam comigo por aqui, e estas novas regras impostas no programa, vai ficar impossível manter a minha relação com a Federação Chinesa”.
Cotterell vinha trabalhando com a Federação Chinesa de Natação há oito anos e esteve na comissão técnica da equipe em diversos torneios internacionais. Seu primeiro trabalho foi com Zhang Lin, recordista mundial dos 800 livre no Mundial de Roma em 2009.

Cotterell não esteve no Mundial de Doha na semana passada embora dois de seus atletas participassem da competição (Jordan Harrison e Daniel Smith). O treinador também confirmou que Grant Hackett está de volta aos treinamentos e deverá estar na equipe do Miami Swim Club na disputa do Campeonato Nacional Australiano em abril. Inicialmente, o objetivo é colocá-lo em forma para integrar o revezamento 4×200 livre do clube.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário