Jeito e cara de menino, natural de Malibu, no sul da Califórnia, Jordan Wilimosvky faz o típico garotão da região. Gosta de surf, polo aquático e natação, muita natação. Aos 21 anos de idade, foi absoluto e dominou a prova dos 10 quilômetros do Mundial de Kazan e garantiu a vaga para o Rio 2016.

Primeiro pódio USA Open Water Nationals 2013

Primeiro pódio USA Open Water Nationals 2013

Wilimovsky é fruto do Team Santa Monica, uma equipe média, mas tradicional da natação americana. O técnico é Dave Kelsheimer, um australiano radicado há anos nos Estados Unidos e fã do trabalho de fundo. Seus atletas tem sido base das seleções americanas de águas abertas nos Mundiais Júniors da modalidade. Foi numa destas onde Wilimovsky foi revelado. No Mundial Júnior de 2012, no Canadá, ele foi prata na prova dos 7,5 quilômetros.

Jordan e Coach Kelsheimer

Jordan e Coach Kelsheimer

Wilimovsky está no seu segundo ano de universidade. Integra a equipe da Northwestern University e nesta temporada foi medalha de bronze na prova dos 1650 livre do NCAA. Na volta, foi consagrado como o atleta do ano da universidade.

Na seletiva olímpica de 2012, Wilimovsky foi apenas o 17o nos 1500 livre. No ano seguinte, ganhou vaga para a seleção americana e foi ao Mundial de Barcelona onde terminou na 14a colocação na prova dos 25 quilômetros.

Atleta do ano da Northwestern University

Atleta do ano da Northwestern University

Um salto na sua carreira no ano passado. Foi vice campeão nacional dos 10 quilômetros e terminou em terceiro nos 1500 livre no USA Nationals ganhando vaga nas duas seleções para o Pan Pacífico, na piscina e nas águas abertas. A marca de piscina foi a primeira vez que quebrou a barreira dos 15 minutos com 14:56.34.

Na Austrália não foi tão bem. Acabou em sétimo na prova dos 1500 livre e 16o lugar nos 10 quilômetros.

Bronze no NCAA 2015

Bronze no NCAA 2015

Este ano, depois do bronze no NCAA, Wilimovsky anunciou que não volta para a temporada universitária do próximo ano. Vai ficar em Santa Monica e treinar exclusivamente para os Jogos do Rio 2016. Depois disso, ganhou o USA Nationals na prova dos 10 quilômetros, seu primeiro título nacional garantindo a vaga para Kazan. Hoje, ao ganhar o título mundial carimbou seu passaporte para o Rio 2016.

Resta saber se irá seguir seu treinamento específico para o Rio apenas para as águas abertas ou ainda vai tentar uma vaga de piscina no Olympic Trials em julho do próximo ano.

Jordan Wilimovsky of the U.S. poses with his gold medal after winning the open water men's 10km at the Aquatics World Championships in Kazan, Russia July 27, 2015.         REUTERS/Hannibal Hanschke

Campeão mundial e vaga para 2016 

Ficha técnica:

Jordan Wilimovsky
Natural de Malibu, Califórnia
Nasceu dia 22 de abril de 1994
Altura 1,77
Peso 68 kg
Clube – Team Santa Monica
Universidade – Northwestern
Treinador – Dave Kelsheimer
Melhor prova em piscina – 1500 livre 14:56.34
Treina 6 vezes por semana, média de 14 mil metros por dia

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário