A CBDA publicou hoje um boletim 356/2015 informando que não irá enviar delegação para a disputa do 3o Campeonato Mundial Júnior de Águas Abertas programado para 2016. O boletim informa que a competição estava marcada para o México que já confirmou a sua desistência de organizar o evento junto a FINA.

A entidade não vai esperar pela definição de onde e quando será o Mundial Júnior de Águas Abertas, optando por anunciar que não irá participar do evento informando que o foco da entidade para 2016 estará todo concentrado na Seleção Principal que participará dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

O Campeonato Mundial Júnior de Águas Abertas é disputado a cada dois anos. O Brasil esteve presente nas duas primeiras edições. Na primeira, em 2012, no Lago Welland, no Niagara, Canadá, nosso melhor resultado foi Diogo Villarinho que terminou em quinto lugar a prova dos 7,5 quilômetros. No último evento, em 2014, no Lago Balaton, na Hungria, o Brasil conquistou a sua primeira medalha no evento, um bronze na prova por equipes júnior com Marcos Silva, Yagoh Kubagawa e Viviane Jungblut.

Nos dois Mundiais Júniors foram revelados dois nadadores que estão entre os atletas confirmados para a prova dos 10 quiômetros do Rio 2016: o americano Jordan Willimovsky, vice campeão dos 7,5 quilômetros em 2012, e o francês Marc Antoine Oliivier, quinto colocado na mesma prova em 2014.

A CBDA aproveitou a desistência do México de sediar o evento para anunciar que, independente de onde venha a ser disputado, não estará no plano estratégico da modalidade para 2016. A Federación Mexicana de Natación também anunciou que não irá sediar as etapas da Copa do Mundo e do Grand Prix de Águas Abertas que aconteceriam no mês de abril.

A FINA ainda não divulgou o novo local, mas existe a possibilidade do Mundial Júnior ser realizado, ou na Espanha, ou na Itália.

Veja o boletim publicado pela CBDA:

boletimCBDA

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário