Galera torceu até o fim. (foto Eduardo Fonseca)

Galera torceu até o fim. (foto Eduardo Fonseca)

Muitas vezes é importante acreditar no impossível. E o Pinheiros mostrou que determinação  e espírito de equipe valem muito na disputa (e conquista) de um título. Pinheiros tetra campeão brasileiro juvenil de verão não tem segredos, mas trabalha numa fórmula vitoriosa e com tradição.

A diferença de apenas dois pontos para a conquista sobre o Corinthians mostra o excelente nível da competição realizada na Palhoça na piscina da Unisul. onde 17 recordes foram batidos e emoções até o último instante deram um toque especial a conquista do Pinheiros.

O grupo comandado por Silas Souza conseguiu um interessante título. Ficou em terceiro na categoria Juvenil I, 18 pontos atrás do Corinthians. No Juvenil II, também foi terceiro com 24 pontos atrás do Corinthians. Mas como uma equipe que perde para o Corinthians nas duas categorias por 42 pontos consegue levar o título?

A resposta é ver o trabalho do Pinheiros, a preocupação na formação dos revezamentos que combinados dão um outro patamar a natação do clube. Os revezamentos do Pinheiros são implacáveis e mais uma vez foram neste Brasileiro.

 Um dos detalhes mais importantes de toda a trajetória foi acreditar que o título era possível, mesmo que atrás na contagem de pontos desde a primeira das 58 provas nos quatro dias de competição.

O equilíbrio já era esperado. Afinal, no Brasileiro de Inverno de vitória corintiana foram apenas 60 pontos de diferença. O Paulista de Inverno deu Pinheiros. Diferença: 3 pontos!

1469864_676493495717021_1397798581_n

Na Unisul, o Corinthians abriu na frente no primeiro dia. Uma diferença razoável de 31 pontos mas com dois recordes batidos contra nenhum do Pinheiros. O pior viria no segundo dia. Não só apenas pelos 60 pontos que o Corinthians abriu, mas principalmente por ter a equipe do SESI passado o Pinheiros na pontuação.

A reação veio no terceiro dia. A equipe subiu para o segundo lugar e a diferença caiu para 45,5 pontos. O último dia prometia ser emocionante, e foi!

Subidas e descidas, pontos, recordes, medalhas, aconteceu de tudo nas últimas 14 provas da competição. Ao final da prova 56, o Corinthians liderava com 407 pontos contra 393,5 pontos do Pinheiros. Uma diferença de 13,5 pontos e restando as duas provas de revezamento.

 As mesmas que foram positivas em toda competição. O Pinheiros que venceu o 4 x 100 livre masculino, e ficou em segundo nas outras três provas de revezamento. O Corinthians enquanto isso, subiu ao pódio apenas no 4 x 50 livre masculino, em terceiro, amargou dois quintos no 4 x 50 e 4 x 100 livre feminino, e o pior, foi desclassificado no 4 x 100 livre masculino que havia terminado na segunda posição.

Ao final do 4 x 100 medley feminino, SESI-SP como esperado campeão da prova, Pinheiros em segundo, Corinthians mais uma vez em quinto lugar. A diferença agora eram apenas 4 pontos.

O revezamento que decidiu tudo. Pinheiros ouro, Minas prata, Corinthians bronze. (Eduardo Fonseca)

O revezamento que decidiu tudo. Pinheiros ouro, Minas prata, Corinthians bronze. (Eduardo Fonseca)

A situação do Corinthians não era boa. O Pinheiros favorito para o 4 x 100 medley masculino e ainda tinha o Minas para atrapalhar ou quem sabe ajudar. Ao Pinheiros, bastava vencer a prova que seria campeão.

Se o Pinheiros ganhasse o revezamento com o Corinthians em segundo, ambas as equipes terminariam empatadas e o número de ouros daria a vitória ao Pinheiros. Se o Pinheiros ganhasse o revezamento com o Corinthians em terceiro, a vitória seria por 2 pontos, como aconteceu.

A chance do Corinthians era ganhar do Pinheiros ou ter o revezamento adversário desclassificado, ou torcer pelo Minas. Se o Minas vencesse a última prova, Pinheiros em segundo e Corinthians em terceiro, o Corinthians seria campeão por dois pontos.

Um campeonato como este se decide em detalhes. O Corinthians pode contabilizar o revezamento desclassificado do 4 x 100 livre masculino no segundo dia, mais alguns recordes não batidos pelo Brandonn, como o Pinheiros também pode alegar resultados que poderiam ser melhores como Pedro Spajari perdendo os 50 livre e também a perda do 4 x 50 livre masculino para a Unisanta.

No final de tudo, o resultado do Troféu Carlos Campos Sobrinho foi mais um desempenho positivo da nossa natação brasileira. De parabéns o Pinheiros tetra campeão, Corinthians vice, e todos os demais clubes e atletas participantes deste fantástico campeonato.

1471323_553464208065885_1027348715_n

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário