viedma

Desfalcados da atual líder do ranking mundial de 2014, Poliana Okimoto que sofreu uma lesão na última prova em Portugal, a Seleção Brasileira de Águas Abertas embarcou neste domingo para as etapas canadenses da Copa do Mundo de Águas Abertas. São oito atletas que viajaram e já competem na quinta-feira na prova do Lac Saint-Jean em Roberval.

No feminino, Ana Marcela Cunha, vice líder do ranking mundial da temporada dois pontos atrás de Poliana, mais Bettina Lorscheitter e Gabriela Cordeiro Ferreira. No masculino, Allan do Carmo, Samuel de Bona, Diogo Vilarinho, Luis Rogério Arapiraca, e Vitor Colonese.

Poliana sofreu uma fissura no disco da coluna cervical na prova de Setúbal em Portugal e por indicação médica optou por ficar de fora do restante do Circuito da Copa do Mundo. Lá, Poliana havia sido segundo colocada atrás apenas de Ana Marcela.

Traversée-Lac_St-Jean-Québec

Roberval é um pequeno vilarejo canadense com pouco mais de 10 mil habitantes. As margens da costa sul do Lac Saint-Jean, o lugar é de total domínio francês e um dos tradicionais pontos das águas abertas mundiais. A Travessia Internacional do Lac Saint-Jean na distância de 32 quilômetros faz parte do calendário do Circuito Grand Prix da FINA e será realizado no sábado. Este ano será a sua 60a edição e Ana Marcela venceu a edição de 2012 em tempo recorde até hoje não batido. A cidade também foi sede do último Campeonato Mundial de Águas Abertas em 2010. Desde então, a modalidade tem apenas o Mundial dos Esportes Aquáticos a cada dois anos.

A pequena Roberval se transforma durante esta semana. Recebe milhares de visitantes para um festival de música e atrações que enrique ainda mais a atenção para as duas provas da Copa do Mundo e Grand Prix de Águas Abertas da FINA.

Ana Marcela é a única entre os brasileiros que já medalhou em Saint-Jean. Ela foi bronze nas edições de 2012 e 2010. No ano passado, nenhum brasileiro participou da prova que foi realizada no mesmo período do Campeonato Mundial de Barcelona. O alemão Alexander Studzinskiy e a americana Emily Brunemann foram os vencedores da prova em 2013.

A largada da prova em Roberval está marcada para quinta-feira as 13:30 para os homens e 13:40 para as mulheres. No horário de Brasília, respectivamente 12:30 e 12:40, portanto apenas uma hora de diferença.

A prova em Roberval será a primeira das três que acontece nas próximas semanas no Canadá. Depois vem a etapa do Lac Magog no dia 31 de julho e Lac Megantic no dia 9 de agosto. O Circuito da Copa do Mundo terá as suas duas etapas finais na Ásia. No dia 12 de outubro em Hangzhou na China e no dia 18 de outubro em Hong Kong.

02_Traversee_SaguenayLacStJean_ArriveeDesNageurs

Os brasileiros subiram ao pódio em todas as três etapas da temporada da Copa do Mundo da atual temporada. Confira:

Viedma, Argentina, em fevereiro
1o Poliana Okimoto, 2o Ana Marcela Cunha

Cancún, México, em março
2o Poliana Okimoto, 3o Ana Marcela Cunha
3o Diogo Villarinho

Setúbal, Portugal, em abril
1o Ana Marcela Cunha, 2o Poliana Okimoto
2o Allan do Carmo

Ranking da temporada 2014:
Feminino
1o Poliana Okimoto do Brasil 56 pontos
2o Ana Marcela Cunha do Brasil 54 pontos
3o Martina Grimaldi da Itália 44 pontos
4o Rachelle Bruni da Itália 36 pontos
5o Christien Jennings dos Estados Unidos 20 pontos

Masculino
1o Thomas Lurz da Alemanha 40 pontos
2o Christian Reichert da Alemanha 38 pontos
3o Allan do Carmo do Brasil 35 pontos
4o Simone Ruffini da Itália 28 pontos
5o Federico Vanelli da Itália 26 pontos

h_logo74

Visite o site oficial da competição:

http://traversee.qc.ca/en

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário