A USA Swimming anunciou nesta segunda-feira as comissões técnicas para 2015, treinadores que irão comandar a Seleção Americana no Campeonato Mundial de Kazan, nas Universíades de Gwanju e nos Jogos Pan Americanos de Toronto. A grande novidade foi a presença do treinador brasileiro Arthur Albiero como um dos treinadores assistentes da Seleção Feminina que vai ao Pan.

É a primeira vez na história que um treinador brasileiro vai dirigir uma seleção americana de natação.

Radicado nos Estados Unidos há 22 anos, Arthur Albiero já havia feito história ao se tornar no primeiro treinador brasileiro a dirigir como Head Coach uma equipe universitária da Primeira Divisão do NCAA. Agora, dá um passo ainda mais expressivo em sua carreira sendo reconhecido pelo excelente trabalho que vem fazendo a frente da Universidade de Louisville.

Natural de São Bernardo do Campo onde foi nadador do Estilo Suvinil Cube antes de nadar pelo Minas Tênis Clube e se mudar para os Estados Unidos onde nadou pela Cal State Bakersfield e Oakland University. Foi na Oakland que Arthur Albiero conheceu a esposa Amy, sua companheira de equipe e hoje mãe de seus três filhos, Estefan, Nicolas e Gabriela.

Coach Albiero em sua época de Alabama

Coach Albiero em sua época de Alabama

O primeiro grande passo como treinador foi na Universidade do Alabama onde foi técnico assistente por quatro anos. Se mudou para Louisville onde assumiu o seu primeiro cargo de Head Coach e numa verdadeira revolução que transformou a equipe sem qualquer tradição numa das mais fortes universidades americanas, hoje integrante do Top 10 tanto no masculino como no feminino.

No ranking deste ano, publicado pela College Swimming, a Universidade de Louisville aparece em quinto no masculino e terceiro no feminino, melhores posições da história do programa.

Foi com Coach Albiero que Louisville conseguiu seu primeiro nadador classificado para a final do NCAA, mas não demorou muito para chegar a um título nacional conquistado nos 200 peito pelo português Carlos Almeida em 2012. No ano seguinte, o brasileiro João de Lucca foi campeão dos 200 livre quebrando o recorde do NCAA. Este ano, João de Lucca brilhou mais uma vez com Albiero, desta vez repetindo algo que não acontecia desde Gustavo Borges há 19 anos, ao conquistar os títulos dos 100 e 200 livre do NCAA.

Outro nadador brasileiro que está com Coach Albiero em Louisville é Pedro Coutinho, nadador paulista e que foi escolhido no ano passado como o melhor “Walk on” da temporada. Reconhecido como o melhor nadador do ano nadando na Divisão I sem bolsa atlética.

Para 2014-2015, Arthur Albiero vai ter a nadadora brasileira Manuela Sampaio, atleta do Minas Tênis Clube, e filha de outro treinador brasileiro radicado nos Estados Unidos, Maviael Sampaio.

Coach Albiero tem integrado as seleções de Portugal em competições internacionais e foi técnico olímpico em Londres 2012.

Imagem épica e histórica: comemorando o título de João de Lucca

Imagem épica e histórica: comemorando o título de João de Lucca

Nos Jogos Pan Americanos de Toronto, Coach Albiero vai ser um dos assistentes da equipe feminina americana. Na equipe, ele tem uma nadadora, Kelsi Worrell, um dos destaques do nado borboleta da última temporada nos Estados Unidos. Confira a comissão técnica completa para o Pan anunciada pela USA Swimming:

Feminino Head Coach: Jason Turcotte (Dynamo Swim Club)
Assistentes: Arthur Albiero (Louisville), Michael Brooks (York YMCA), Erik Posegay (North Baltimore Aquatic Club)

Masculino Head Coach: Matt Kredich (Tennessee/Tennessee Aquatics)
Assistentess: Bob Groseth (SwimMAC Carolina), Ted Knapp (Stanford/Stanford Swimming), Greg Rhodenbaugh (Missouri)

3 respostas
  1. Martins
    Martins says:

    Em particular a família Martins esta muito, mas muito feliz com essa notícia. Coach Albiero desejamos todo sucesso neste novo desafio na sua vitoriosa carreira.

    Abs,

    Nivaldo Martins

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário