Terminou hoje o longo processo do caso de doping do nadador russo Vitaly Melnikov que testou positivo para EPO – Eritropoetina no Campeonato Europeu de Piscina Curta em dezembro de 2013. Depois de inúmeras tentativas, sem qualquer resposta, a FINA aplicou a pena máxima do antigo código de dois anos de suspensão ao atleta. A punição começou no dia 12 de dezembro de 2013, dia do primeiro teste positivo e vai até o dia 12 de dezembro deste ano.

DSC_6751

Vitaly Melnikov testou positivo nos dias 12 e 13, isso mesmo, dois dias consecutivos para a mesma substância, logo após as vitórias nos revezamentos com direito a recorde mundial no 4×50 medley masculino e no 4×50 medley misto abrindo respectivamente com 23.72 e 23.70 nos 50 costas. Como procedimento normal dos recordes mundiais batidos, fez o o controle de dopagem e em ambos apresentou resultado positivo. Melnikov ainda nadou os 100 costas neste mesmo Europeu de Curta em Henrning na Dinamarca terminando na segunda colocação com 50.05, desta vez sem ter feito o exame anti-doping.

O resultado positivo das amostras “A” foi conhecido no dia 29 de janeiro de 2014. Desde então, a FINA tenta, sem sucesso, qualquer tipo de resposta por parte do nadador. Em março de 2014, quando Melnikov estava na Europa onde iria participar de algumas competições internacionais saiu a suspensão provisional até a realização do Painel de Doping.

Foi oferecido a Melnikov a oportunidade de solicitar a análise da amostra “B”, na qual ele abriu mão informando que pretendia se aposentar da natação competitiva. Em junho de 2014, mesmo com a informação da possível aposentadoria, a FINA abriu o processo de Painel de Doping. Melnikov demorou até agosto para responder que não tinha interesse em apresentar defesa para o caso.

Em setembro, o Painel de Doping identificando EPO como uma droga muito específica e que dificilmente teria sido ingerida involuntariamente pelo nadador sem qualquer ajuda ou orientação decidiu oferecer uma nova oportunidade de defesa a Melnikov. Isto mesmo com a resposta negativa do nadador de participar do Painel, e principalmente pelo tipo de substância, decidiu dar uma oportunidade de “Ajuda Substancial”. Tal procedimento é algo novo no sistema de combate ao doping que oferece aos esportistas a oportunidade de diminuição em suas penas caso apresentem nomes e provas de como a droga foi ingerida. O objetivo da “Ajuda Substancial” é não só punir os atletas dopados, mas aqueles que vendem, que distribuem, que prescrevem e saem sempre ilesos do processo.

Todas as tentativas de resposta de Melnikov com relação ao caso foram frustradas. O nadador simplesmente ignorou as mensagens do Painel de Doping que extendeu até dezembro todo o processo. Sem sucesso, não restou ao Painel aplicar a pena máxima de suspensão de dois anos para o nadador.

Vitaly Melnikov completa 25 anos na próxima semana. Teve um rápido crescimento quando ingressou na equipe da ADN na Itália onde conheceu o treinador brasileiro Arilson Soares da Silva que lhe trouxe para o Brasil. Assim que o resultado do teste positivo foi informado, Melnikov foi dispensado e retornou para a Rússia.

Não se sabe se o mesmo continua treinando. Um recente anúncio de uma academia de esportes tem uma foto do nadador promovendo o local.

10991591_1061238347226733_1476161878475151055_o

Veja todo o processo do Painel de Doping da FINA publicado hoje no site da entidade:

PainelDopingMelnikov

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário