O Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional aprovou ontem em Lausanne, na Suiça, a inclusão de cinco novos esportes para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A proposta encaminhada pelo Comitê Organizador Tóquio 2020 recebeu apoio do COI para a inclusão dos esportes beisebol/softbol, karatê, esporte de escalada, skate e surfe. A decisão ainda precisa do referendo da próxima Assembleia Geral do COI que acontecerá durante os Jogos do Rio 2016, mas é praticamente impossível a Assembleia não referendar a decisão do Comitê Executivo.

Dos cinco esportes, a dupla beisebol para os homens e softbol para as mulheres são os únicos que já foram olímpicos. O beisebol esteve nos Jogos de 1992 em Barcelona e Beijing 2008. O softbol foi olímpico em 1996 em Atlanta e também em Beijing 2008.

A entrada dos cinco esportes vai incrementar os Jogos de Tóquio em 18 novas provas e 474 atletas. Nos Jogos do Rio vão ser 28 esportes, 306 provas e 10.500 atletas. Com esta inclusão, Tóquio 2020 vai ter 33 esportes, 324 provas e 10.974 atletas.

Beisebol e softbol vão ter apenas seis equipes participando dos Jogos Tóquio 2020. Isso é uma redução drástica da última vez que os dois foram olímpicos em 2008 quando 24 equipes disputaram o torneio de beisebol masculino e 15 equipes a competição de softbol feminino.

Para o karatê, vão ser 60 atletas disputando seis provas de kumite e duas de kata. Para o esporte de escalada, provas de bouldering que é a prova sem equipamentos, mais a prova de dificuldade (lead) e de velocidade (speed) vai ter 40 atletas. Mesmo número para o surfe e o skate.

O skate foi a adição mais controversa especialmente pela divergência entre as entidades que organizam o esporte. A proposta de inclusão foi feita pela IRSF, Federação Internacional de Roller Sports, mas existem outras duas entidades que organizam provas de skate e com maior dimensão.

A inclusão demonstra o objetivo claro do COI em incrementar o apelo jovem e a popularização do esporte olímpico. Outras discussões de inclusão de provas ainda devem ser discutidas, mas nada que possa incrementar o número de atletas vai ser alterado.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário