Notas direto de Omaha, sexto dos oito dias da seletiva americana.

FORA DO RIO 2016, MAS FICA NO ESPORTE
Nem Matt Greevers, nem Natalie Coughlin se aposentaram. Os dois fizeram questão de destacar isso em entrevistas ontem após se despedirem do USA Olympic Trials e do Rio 2016. Greevers tentava sua terceira Olimpíada, Coughlin sua quarta.

FORA DO RIO, FORA DO ESPORTE
Tyler Clary foi mais direto e como esperado. Ao perder a chance de defender o seu título olímpico nos 200 costas terminando em terceiro lugar anunciou na mix zone a sua aposentadoria. Isso já era esperado, Clary vai atrás do seu outro sonho de se tornar piloto na NASCAR.

SUPERAÇÃO & BOM HUMOR
Duas semanas antes da seletiva, Elizath Beisel passou três dias num hospital em Jacksonville com uma forte virose. Na segunda-feira na piscina de aquecimento chocou com um nadador e fraturou o dedo mínimo. Nos últimos três dias apenas se recuperou para tentar desde ontem e hoje mais uma vaga nos 200 costas. Mesmo assim, Beisel segue a mesma, uma das mais animadas e bem humoradas nadadoras da Seleção Americana.

BABY BOOMER BOMBANDO
Boomer Phelps virou atração no Century/Link todo dia em Omaha.Phelps e a mãe Nicole abriram a sua própria conta de Instagram. Até a postagem deste artigo, já eram mais de 15 mil seguidores.

BRIGA UNIVERSITÁRIA POR MICHAEL PHELPS
Phelps nunca se formou. Na verdade, mal estudou em algumas semanas de aula na Universidade de Michigan. Lá esteve por dois anos quando Bob Bowman foi head coach do programa. Agora, Phelps treina na Arizona State University em Tempe, no Arizona. Também não estuda, mas frequenta o campus diariamente. As duas universidades travaram uma briga via Twitter, brigando pelos créditos dos resultados de Phelps.

NÍVEIS DE LACTATO DE PHELPS
Phelps revelou durante a coletiva seus níveis de lactato e a sua remoção é simplesmente fantástica:
8 mMol/l ao final dos 200 medley
5 mMol/l antes da prova dos 100 borboleta semifinal
13 mMol/l ao final da prova dos 100 borboleta
12 mMol/l após a premiação dos 200 medley
1,2 mMol/l após a soltura na piscina de aquecimento

RYAN LOCHTE DE VOLTA AO QUE COMEÇOU EM 2004
Ryan Lochte vai para a sua quarta Olimpíada e vai nadar as mesmas duas provas em que estreou no mundo olímpico em Atenas 2004: 200 medley e revezamento 4×200 livre. Em 2008, em Beijing, Lochte nadou quatro provas, em Londres 2012, foram seis provas.

QUE DOMÍNIO
Ryan Lochte e Michael Phelps dominaram como nunca estes 200 medley por 13 anos. Phelps venceu três provas olímpicas e três nos Mundiais de Longa, Lochte venceu quatro em Mundiais de Longa e outras quatro em Mundiais de Curta. Os dois tem as 15 melhores marcas da história, e no Top 10, cinco são de Phelps, cinco de Lochte. Lochte tem os recordes mundiais de longa e curta. Bateu duas vezes na longa e quatro vezes na curta. Phelps bateu oito vezes o recorde mundial na longa. Em pensar que esta briga só tem mais um encontro, no Rio 2016.

PÚBLICO DO DIA
Total de 14.497 espectadores na noite de sexta-feira no Century/Link de Omaha.