Cinco nadadores brasileiros estarão na etapa de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, na segunda das sete etapas do Circuito da Copa do Mundo de Águas Abertas da FINA que acontece no sábado. A CBDA banca os olímpicos Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo, e ainda viajam mais dois atletas bancados por seus clubes: Betina Lorscheitter do Grêmio Náutico União e Diogo Villarinho do Minas Tênis Clube.

Abu Dhabi vem sendo a etapa mais concorrida de todo calendário especialmente pela premiação oferecida. Enquanto nas outras seis etapas se paga 2.500 dólares para o campeão masculino e feminino, em Abu Dhabi o prêmio é de 7 mil dólares. O bonus também é ampliado até o 16o lugar, ao contrário das outras etapas onde se paga prêmios até o oitavo. Por conta disso, serão 126 nadadores presentes na prova de sábado, 72 no masculino e 54 no feminino. Na etapa de abertura da temporada disputada no mês passado em Patagones-Viedma na Argentina foram 38 nadadores, 18 homens e 20 mulheres.

Os italianos largaram 2017 na frente. Federico Vanelli no masculino e Ariana Bridi foram os vencedores da primeira prova do ano. Os melhores brasileiros na prova de Viedma foram Poliana Okimoto que ficou em segundo lugar no feminino, Ana Marcela Cunha em quinto e Allan do Carmo na sexta colocação no masculino.

Na prova de Abu Dhabi, estarão cinco dos seis medalhistas no Rio 2016. Apenas o grego Spyridon Giannotis, prata na Olimpíada que se aposentou não vai nadar. Alguns países vão utilizar a prova como suas seletivas para definição das equipes para o Mundial de Budapeste.

Uma das novidades para prova será a presença da americana Haley Anderson. A USA Swimming vinha praticando um boicote não-oficial as provas nos Emirados Árabes Unidos desde a tragédia que ocasionou a morte do nadador americano Francis Crippen em 2011.

Este é o terceiro ano de disputa em Abu Dhabi e o Brasil subiu ao pódio no ano passado com Poliana Okimoto ficando em segundo e Ana Marcela Cunha em terceiro. Nos dois anos de disputa da prova, duas vitórias francesas no masculino, Alex Reymond em 2015 e Marc Antoine Olivier em 2016. No feminino, Rachele Bruni da Itália venceu em 2015 e a francesa Aurelie Muller no ano passado.

Veja aqui o start list completo:

Entrylist

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário