No dia 9 de agosto, em Moscou, na Rússia, o Comitê Executivo do COI vai deliberar quais propostas das dezenas recebidas de 15 federações internacionais interessadas em incluir provas e categorias nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Tais propostas já estão sendo estudadas pelo departamento técnico do Comitê e o resultado será discutido e aprovado ou não na reunião em agosto.

Mesmo com tantos pedidos, não será fácil para o COI incluir mais eventos no programa olímpico. Tivemos 306 provas no Rio 2016 e a previsão para Tóquio é de 310 provas. Contando que vamos ter a inclusão de mais cinco esportes: beisebol/lacrosse, escalada, surfe, karatê e skate, a conta não fecha. Uma das preocupações do COI é não aumentar de forma alguma o total de atletas participantes nos Jogos. O limite é de 10.700 atletas.

A FINA foi uma das federações internacionais que mais encaminhou pedidos de mudanças para Tóquio 2020. Baseados nos bons índices de audiência global, a natação líder na audiência de TV dos últimos três Jogos é quem puxa a fila com o pedido de repetição por completo do programa do Mundial na Olimpíada.

Veja em detalhes os pedidos da FINA para o COI:

NATAÇÃO –
Programa olímpico Rio 2016 32 provas, 8 dias. Proposta para Tóquio 2020, 42 provas, 9 dias.
Inclusão das provas de 50 metros costas, peito, borboleta, 800 livre masculino, 1500 livre feminino, mais os revezamentos mistos 4×100 livre e 4×100 medley.

ÁGUAS ABERTAS –
Aumento do número de atletas participantes dos 25 por sexo que disputaram a prova no Rio 2016 para 30 em Tóquio 2020.

NADO SINCRONIZADO –
Inclusão da prova de dueto misto que fez sua estreia no Mundial de Kazan.

POLO AQUÁTICO –
Aumento das 8 seleções que disputaram o polo aquático feminino no Rio 2016 para 12 equipes, igualando o número masculino atual.

SALTOS ORNAMENTAIS –
Aumento de atletas participantes na modalidade.

HIGH DIVING –
Inclusão da modalidade no programa olímpico.

PREVISÃO BEST SWIMMING –
Nas mudanças propostas, a FINA vai olhar com mais atenção a natação e o polo aquático. Na natação, as provas de revezamento misto saem na frente na tendência do esporte olímpico que insiste na igualdade de gêneros. Por conta disso, as provas de 800 livre masculino e 1500 livre feminino também estão na frente dos 50 metros nos estilos, deixando assim o programa olímpico dos dois sexos igual. São praticamente nulas as chances dos 50 metros nos estilos entrarem. O mesmo pedido tem sido feito há três Olimpíadas consecutivas. Para o polo aquático, o aumento de equipes prevê uma diminuição no número de atletas por equipe, ou seja, vamos ter um ajuste no total de atletas por seleção sem impacto no total da modalidade. Pelo mesmo conceito aplicado na natação, é a maior chance de aprovação. As demais propostas devem ser rejeitadas por completo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário