Cinco brasileiros, Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut, Fernando Ponte, Allan do Carmo e Diogo Villarinho pulam na água neste sábado, em Corniche, uma belíssima baía do Golfo Pérsico em Doha, no Catar, na prova que abre o FINA Marathon Swim World Series. É o novo nome que a FINA deu para a Copa do Mundo de Águas Abertas, principal circuito da modalidade e que é disputado anualmente desde 2007.

Uma prova bem concorrida, 115 participantes, 43 mulheres e 72 homens, para uma temporada que vai ter aumento na premiação geral, aumento de provas para nove etapas e no calendário que este ano vai até 24 de novembro. Como são nove provas, para concorrer aos prêmios de melhor da temporada, os atletas vão precisar de participar de seis etapas. O vencedor geral deste ano leva 38 mil dólares, um aumento de oito mil dólares em relação ao ano passado.

O Brasil tem uma forte tradição na modalidade. Já conquistamos o título geral cinco vezes, três com Ana Marcela Cunha, uma com Poliana Okimoto e uma com Allan do Carmo. Em 2014, foi o ano perfeito, Ana Marcela levou o feminino e Allan do Carmo o masculino.

A Alemanha com sete títulos é o maior vencedor, a Itália vem em segundo com seis, o Brasil é o terceiro. Os italianos vem dominando as últimas temporadas. No feminino, são três anos consecutivos de vitórias, duas com Rachelle Bruni e a última com Arianna Bridi. No masculino, Simone Ruffini venceu os dois últimos anos.

Ana Marcela Cunha com três títulos é junto dos alemãs Thomas Lurz e Angela Maurer a maior vencedora em títulos da temporada. Entretanto, a brasileira tem o maior número de vitórias de provas com 17, uma a mais que Poliana Okimoto. Outro feito brasileiro é de Poliana, a maior vencedora de etapas numa única temporada, nove provas no título de 2009.

Desde 2012, o Brasil está com pelo menos um atleta entre os três primeiros colocados do ranking final da temporada. Na verdade apenas em 2011, desde que o evento passou a ser criado em 2007 que o Brasil não colocou um nadador no top 3 do ranking final.

Veja os melhores desempenhos brasileiros a cada temporada na Copa do Mundo de Águas Abertas:
2017 –
Ana Marcela Cunha, vice campeã
Allan do Carmo, vice campeão

2016 –
Poliana Okimoto, vice campeã
Diogo Villarinho, quinto colocado

2015 –
Nenhuma mulher no top 5
Allan do Carmo, vice campeão

2014 –
Ana Marcela Cunha, campeã
Allan do Carmo, campeão

2013 –
Ana Marcela Cunha, terceira colocada
Allan do Carmo, terceiro colocado

2012 –
Ana Marcela Cunha, campeã
Allan do Carmo, terceiro colocado

2011 –
Nenhum no Top 5

2010 –
Ana Marcela Cunha, campeã
Allan do Carmo, terceiro colocado

2009 –
Poliana Okimoto, campeã
Allan do Carmo, vice campeão

2008 –
Ana Marcela Cunha, terceira colocada
Allan do Carmo, quinto colocado

2007 –
Poliana Okimoto, terceira colocada
Nenhum homem no top 5

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário