Em fevereiro de 2008, curtindo férias em São Luís do Maranhão, recebo uma ligação e um convite. Do outro lado da linha, o repórter Guilherme Roseguini do SporTV: “Queres trabalhar conosco na Olimpíada?”

Começava ali um sonho. A oportunidade de promover, divulgar e principalmente popularizar a natação para outras pessoas. Natação é o tipo do esporte  com dois tipos de público, aquele  que entende muito, e outro, não entende nada. Vale informar que o segundo grupo é muito maior.

É um desafio! Levar uma informação adequada, para dois grupos tão distintos, sem parecer bobo, para aquele que sabe tudo, ou complexo para aquele que não sabe nada. Precisei criar uma estratégia, fazer um comentário onde possa traduzir, levar para todos, compreensivo e acima de tudo didático. Não queria ser chato, uma preocupação quase que diária.

A parte mais difícil era humanizar as transmissões. Falar das famílias, dos problemas, das lesões, dos treinos, dos dramas, das curiosidades, histórias que fariam qualquer um compreender melhor o esporte e apreciar o que estavam assistindo. Tal tipo de comentário me obrigou a fazer um minuncioso trabalho de produção. Eram 365 dias por ano de trabalho em natação.

E assim, nasceu,  não o primeiro comentarista de natação do Brasil, mas com certeza, o primeiro que determinou isso como profissão.

Agradeço demais ao Grupo Globo. Obrigado por me dar a confiança e o suporte para estar em três Olimpíadas, em cinco Campeonatos Mundiais de Longa, em três Mundiais de Curta, um Jogos Olímpicos da Juventude, dezenas de etapas da Copa do Mundo, toda a temporada inaugural da Copa dos Campeões da FINA e da ISL e dos principais campeonatos nacionais do Brasil de 2008 a 2019. Não dá para esquecer nem dos maravilhosos Chico Piscina em Mococa.

São muitas histórias boas que tive o prazer de contar. Como foi bom dividir o microfone com tantos narradores consagrados, amigos e parceiros, outros comentaristas, e também os jovens e experientes repórteres que sempre deixaram nossas transmissões entusiasmados, e gostando ainda mais deste esporte maravilhoso.

Existe um grupo de pessoas que não fala, não aparece para vocês, mas enchem nossos ouvidos de chamadas, de orientações, e muita, mas muita ajuda. Falo dos coordenadores, produtores, câmeras, técnicos de som e vídeo, todos fantásticos!

E o que dizer das pessoas que cuidam das nossas roupas, da maquiagem. O camarim é uma fonte de energia positiva e animação para nosso trabalho.

Se há algo que posso falar com muita propriedade: trabalhar na Globo foi uma dádiva! Empresa séria, responsável, organizada, e comprometida com a qualidade, de informação, de imagem, de profissionalismo.

Lembro bem, minha estreia no dia 9 de agosto de 2008. Comentei a minha primeira prova de natação nas eliminatórias do dia de abertura da Olimpíada de Beijing. Ainda sem a credencial que viria no dia seguinte, trabalhei no Centro de Imprensa enquanto a equipe estava no Cubo D’Água. Hoje, eu posso falar: fui péssimo! Nervoso, cortando o narrador, ainda confuso com a responsabilidade. As coisas foram melhorando a cada dia. Culminou com o ouro de Cesar Cielo, narração histórica de Milton Leite e junto com Guilherme Roseguini comemoramos até demais. No pódio, não resisti, fui as lágrimas, e não foram poucas.

 

Ao final da transmissão do ouro olímpico de Cesar Cielo em Beijing 2008

 

Histórias em 12 anos de trabalho são muitas, e todas bem especiais. Não dá para esquecer do uniforme pequeno que me mandaram para cobrir os Jogos Olímpicos de Londres 2012. A camisa não fechava, culpa minha ,eu sei. Ainda bem que uma brilhante ideia de nosso chefe Raul Costa “rasga a camisa atrás que vai fechar perfeito na frente”. Gênio!

Em 2016, cheguei a ser hospitalizado. Tive um stress de tanto trabalhar. Pouca gente sabe. Tive até uma erisipela. Afinal, foram não mais do que quatro horas de sono por dia. Eram 12-16 horas diárias de trabalho, mas que trabalho! A cobertura da Olimpíada do Rio 2016 foi daquelas coisas que a gente vai contar para o resto de nossas vidas.

Naquele ano também foi minha estreia nas coberturas do esporte paralímpico. Fui chamado na sala da diretoria para falar dos Jogos Paralímpicos e dei minha opinião: “Para mim, são atletas de alto nível, não gosto desta de heróis, de superação. Se nadar bem, elogio”. Era uma forma diferente de tratar os atletas paralímpicos, e o melhor, do jeito que eles gostam de ser tratados.

Ingressar no mundo paralímpico foi renovador… Tantas histórias bacanas, que mundo legal. Ao terminar a Paralimpíada do Rio 2016, no meio de uma coletiva na Petrobrás, receber um elogio de Daniel Dias foi demais: “Coach, eu não escutei, mas quem acompanhou teus comentários, diz que levaste para outro nível”. Ganhei o dia, o ano!

Quando terminou o Rio 2016, pensei que chegava ao fim meu ciclo. Já estava preparado para voltar aos Estados Unidos quando recebi uma missão: trabalhar com Mark Spitz no Mundial de Budapeste em 2017.  Que honra, um herói de infância, um ídolo do esporte que tanto amamos, trabalhar ao seu lado fez nossa cobertura atingir um patamar jamais imaginado. Nossa cabine era visitada durante todo o Mundial, pessoas tirando fotos e mais fotos. SporTV fez história.

Tudo isso me faz lembrar a reunião que selou a minha contratação definitiva pelo SporTV em fevereiro de 2014. Estávamos em Sochi, em meio aos Jogos Olímpicos de Inverno, quando Raul Costa e Mário Jorge selavam o meu novo desafio.

Interpelado qual era meu objetivo naquela mudança de profissão, deixando as bordas de piscina pelo microfone, fui incisivo: “Quando se falar em natação no Brasil, gostaria que as pessoas lembrassem de meu nome”.

Meu diretor foi ainda mais motivador. “Excelente resposta, excelente atitude, vamos te tornar uma referência”.

O objetivo sempre foi fazer a natação se tornar um esporte ainda mais acessível. Fazer as pessoas entenderem o esporte, comentarem, vivenciarem. É algo, que preciso ser honesto em dizer, ainda não conseguimos. Precisamos realmente fazer a “natação nosso estilo de vida”.

O ciclo na Globo se fecha. Saio agradecido por ter levado a natação para os quatro cantos deste país. Saio mais forte do que entrei, e ainda mais motivado. O trabalho ainda não terminou.

O SporTV durante todos estes anos, tem sido o único canal de natação do mundo a transmitir todas as eliminatórias e finais de Campeonatos Mundiais e Olimpíadas, eu falei todas, e o único do mundo. O canal é aquele que mais transmite o nosso esporte ao redor do planeta.

Nestes 12 anos, foram muitas horas de trabalho, muitas coberturas, viagens, transmissões e participações. Quem imaginaria que um comentarista de natação apareceria no Esporte Espetacular, no Jornal Nacional…

Quero dizer a todos que esta luta segue. Saio em busca de novos desafios, em breve anuncio as novidades. Por agora, fechando este ciclo, é agradecer. Nada disso seria possível sem a oportunidade. Foi dela que nasceu tudo isso e que fez o meu amor pelo esporte crescer ainda mais.

O Blog vai migrar em breve para o site www.bestswim.com.br encontro com vocês por lá.

 

7 respostas
  1. Yuri
    Yuri says:

    Parabéns coach, acompanho seu trabalho desde 2008, sou um apaixonado como você pelo esporte, navego em Ns sites de natação, mas encontro no seu o melhor esmero e carinho que em todos outros, até nos gringos, realizou um trabalho com muito êxito na tv globo e espero de coração que seja mais feliz pra onde for, por que isso é o que importa. Obrigado de verdade por tudo que fez e faz pra levar a natação para outros patamares, profissionais como voce são raros.

    Com admiração e carinho Yuri silveira

  2. Walter
    Walter says:

    Primeiro agradecer pelo trabalho tão bem feito. Sempre atento, comentários certos, uma voz esperada e marcante.
    Lamentável será sua ausência.
    Que perda para A natação e que perdeu para o esporte. Com certeza esperaremos encontrá-lo em um outro canal, em outra apresentações e certos de que a decisão tomada tenha sido sua pois sabemos que muitas mudanças estão acontecendo na globo mas essa mudança não foi uma boa.
    Obrigado

  3. DDias
    DDias says:

    Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido coach!
    Que a nova empreitada seja repleta de sucessos!

    OBS.:Se ainda morar no Rio um dia temos que marcar um almoço!

    um []´ção!

  4. Carlos Oliveira
    Carlos Oliveira says:

    Se a decisão foi tua, ótimo, boa sorte. Se foi da Globo, péssimo para a Globo e para todos nós

  5. Carlos Maia
    Carlos Maia says:

    Parabéns Coach!
    A natação brasileira deve MUITO a você!
    Desejo muito sucesso nessa próxima etapa que se inicia!!!

  6. Fábio Vasconcelos
    Fábio Vasconcelos says:

    Um grande cara! Sabe como ninguém beijar suas realizações!
    Ciclo que se renova. Avante!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário