Sun Yang foi suspenso por oito anos pelo Tribunal da Corte Suprema do Esporte CAS/TAS na última sexta-feira. O nadador e seu grupo de defesa agora tem 30 dias para apelar a Suprema Corte da Suíça, um tribunal de corte civil que poderia reverter tal decisão. A jurisdição é dada a este tribunal pela localização da FINA, WADA e Comitê Olímpico Internacional serem sediados no país.

Sem indicar o nome, o grupo de defesa de Sun Yang já foi montado e iniciou o processo para encaminhar a apelação. O anúncio da apelação foi no dia seguinte do anúncio da suspensão pelo advogado Zhang Qihuai do Beijing Lanpeng Law Firm que atuou no processo do CAS/TAS.

Embora difícil, existem alguns casos de reversão de decisões do CAS/TAS desde 2012. Entretanto, o único revertido por erros no processo, ou seja no mérito da causa, é do jogador brasileiro de futebol Matuzalem. Ele havia sido banido pela FIFA após trocar o Shaktar Donetsk da Ucrânia pelo Real Zaragoza da Espanha em negociação considerada irregular pela entidade e corroborada pelo CAS/TAS.

A tendência de uma justificativa para apelação do caso Sun Yang seria os problemas com a tradução durante o julgamento do CAS/TAS. Casos que não tiverem um “fato novo” no processo são rejeitados pela Corte Suprema da Suíça. Outros elementos que poderão ser incluídos no processo são os vídeos do sistema de segurança da casa de Sun Yang e que não foram mostrados durante o julgamento em novembro. Sun Yang postou os vídeos em sua conta de Weibo logo após o julgamento.

Vale lembrar que Sun Yang já apelou ao Tribunal da Corte Suprema antes do julgamento de novembro tentando impedir a análise do CAS/TAS. Na época, era pela participação do advogado Richard Young que atuou como integrante do departamento legal da FINA e que liderou o processo da WADA contra o nadador.

Uma derrota no Tribunal da Corte Suprema só restaria o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos em Estrasburgo, na França. Porém, casos levados a este tribunal levam anos para serem deliberados.

A probabilidade de reversão do caso de Sun Yang é pequena, mínima. Sem indicar ao certo, fontes ligadas ao grupo de defesa falam em menos de 10% de chances.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário