O medo e as consequências do Coronavírus são ao mesmo tempo enormes e imprevisíveis. Com mais de 150 mil casos ao redor do planeta, atingindo mais de 150 países, são quase 6 mil vidas já perdidas. Esta semana, depois de muita pressão o Comitê Olímpico Internacional, finalmente, tratou do assunto, embora de forma breve e ainda sem uma posição mais definida. O Comitê Organizador Tóquio 2020 e o Governo Japonês insistem na realização do evento e não admitem nem uma mudança de data.
Na história dos Jogos Olímpicos, por três vezes tivemos o evento cancelado, todas as três pelas Grandes Guerras Mundiais. Confira abaixo os detalhes de cada uma destas edições.
1916, Berlim, Alemanha
A imagem é do “esgrimista nu” foi o poster escolhido para os Jogos Olímpicos de 1916, os primeiros da história que não foram realizados. Seria a sexta edição da Olimpíada e Berlim ganhou a disputa para sediar em 1912 derrotando as candidaturas de Alexandria na Grécia, Amsterdam na Holanda, Bruxelas na Bélgica, Budapeste na Hungria E Cleveland, nos Estados Unidos.
Os alemães queriam marcar época e investiram bastante na ideia de sediar os Jogos. A intenção, inclusive, era sediar a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da história. Um ano depois de serem escolhidos para os Jogos de 1916, Berlim inaugura o Deutsches Stadium, um importante marco na história das instalações esportivas.
Foi o primeiro estádio a ter a pista dos 400 metros para o atletismo e por fora dela outra pista, esta de ciclismo com 666 metros de circunferência. Ao lado do estádio, a piscina para as provas de natação. A inauguração do estádio teve um enorme público de 60 mil pessoas.
Tudo caminhava bem até o início da Primeira Grande Guerra Mundial no dia 28 de julho de 1914. Inicialmente, ninguém imaginava que o conflito fosse demorar tanto tempo (4 anos e quatro meses). Com o decorrer do conflito começaram as discussões para o cancelamento ou transferência do local.
O COI, na época dirigido pelo Barão de Coubertin, recusava expressamente e ideia de levar os Jogos para os Estados Unidos, então a melhor proposta para a mudança. Sem acordo com a comunidade internacional, a competição acabou sendo cancelada em 1915.
1940, Tóquio, Japão e Helsinque, Finlândia
1940 seria um ano para o Japão sediar os Jogos Olímpicos de Inverno em fevereiro em Sapporo e os a Olimpíada de Verão em setembro. Não aconteceu nem um, nem outro.
O Japão ganhou o direito de sediar os Jogos de 1940 no congresso do COI em Berlim, na abertura da Olimpíada de 1936 derrotando as candidaturas de Barcelona, na Espanha, Roma, na Itália, e Helsinque na Finlândia.. Mesmo com o interesse do COI e da comunidade esportiva japonesa, o Governo japonês nunca se entusiasmou com a ideia de ser a primeira Olimpíada fora do circuito Europa – América.
A preocupação governamental japonesa era apenas militar. Assim, em 1937 começa um conflito com a China. Esportes de origem estrangeira como o beisebol passaram ser proibidos. Os campos de atletismo viraram centros de treinamento militar.
Com a intensificação da guerra e a pressão internacional, o Japão precisa tomar uma decisão sobre a Olimpíada. Algumas das instalações estavam sendo construídas apenas por madeira, o metal precisava ser guardado para a guerra.
Em março de 1938, pouco mais de dois anos da data prevista para abertura da Olimpíada, o Japão desiste de sediar o evento. Inicialmente Helsinque, na Finlândia ganhava o direito de receber a competição totalmente cancelada meses depois.
1944, Londres, Grã-Bretanha
Em junho de 1939, quando os Jogos de 1940 já estavam cancelados, o Comitê Olímpico Internacional se reuniu em Londres para escolher a sede da edição de 1944. Na disputa estavam Roma, Itália, Detroit, Estados Unidos, Lausanne, Suíça, Atenas, Grécia, Budapeste, Hungria, Helsinque, Finlândia, Montreal, Canadá, e a candidatura da casa, a vencedora Londres.
A tensão na Europa já era grande, e três meses depois estoura a Segunda Grande Guerra Mundial. A disputa armada ganhou proporções incontroláveis quando a Força Aérea Japonesa decidiu bombardear a base americana de Pearl Harbor. A Guerra agora era realmente mundial.
Em 1944,dentro de um campo de concentração na Polônia, foi organizado um pequeno torneio “olímpico” reunido apenas os prisioneiros de guerra. Até uma bandeira olímpica fabricada de lençóis foi hasteada e o evento é uma das maiores demonstrações olímpicas da história.
gostei muito do site. voce atualiza toda semana?
site muito top 🙂