Robbie Powell, 20 anos de idade, nadador integrante do revezamento 4×200 metros nado livre no Mundial de Gwangju, no ano passado, foi suspenso por um ano por doping em período que vai de 28 de novembro de 2019 a 27 de novembro de 2020. Powell, uma das faces da nova geração de nadadores da Irlanda, estará elegível para a Seletiva Olímpica e em busca da vaga para o time que vai a Tóquio no próximo ano.

Powell testou positivo para Clostebol, substância proibida da classe S1, listada como Agente Anabólico da lista da WADA. Segundo sua defesa, estava usando uma pomada para um eczema na sua pele sob o nome de Denvercort que não possui a substância proibida. Por acidente, usou outra pomada, de cor e logo parecido, Trofodemin que contém Clostebol.

Pelo Painel de Doping da Irlanda, organizado pela Sports Ireland Anti-Doping, Powell foi considerado inocente na intenção do uso da substância proibida, mas foi negligente ao usar a pomada. Um detalhe que não foi esclarecido pelo nadador e sua defesa, e inclusive faz parte do relato do Painel é que a pomada Trofodermin só é comercializada no Brasil, na Itália e México.

 

 

Clostebol é a mesma substância que foi apresentada no exame anti-doping de Henrique Rodrigues e mais recentemente em Gabriel Santos, ambos suspensos por 12 meses por negligência.

O exame de Powell foi realizado em 28 de novembro do ano passado apresentando 1,3 nanogramas por mililitro de Clostebol o que, segundo o Painel, condiz com a defesa do uso da pomada pelo nadador.

Robert Powell nadou o revezamento 4×200 livre em Gwangju na segunda posição marcando 1:48.84. É treinado pelo treinador britânico John Rudd e com a suspensão terminando em novembro deste ano poderá disputar a Seletiva Olímpica da Irlanda em abril do próximo ano. A Irlanda ainda busca uma das 16 vagas do 4×200 livre, principal chance de Powell de estar em Tóquio.

Veja aqui a decisão da Sports Ireland Anti-Doping:

https://www.sportireland.ie/sites/default/files/media/document/2020-06/reasoned-decision-of-sport-ireland-robert-powell.pdf

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário