Pouco mais de 30 brasileiros conseguiram completar os 33 quilômetros da travessia a nado mais famosa do mundo. Hoje, pela primeira vez dês de que Abílio Couto se tornou o primeiro a fazer o percurso em 1958, tivemos dois brasileiros concluindo a Travessia do Canal da Mancha.

 

Mariana Chevalier com seu treinador Julio Saldanha

 

Com 16 anos de idade, Mariana Chevalier Santos do Paraná completou a prova em 11 horas e 55 minutos se tornando a mais jovem brasileira a concluir a distância. O recorde anterior era de Kay France que na travessia feita em 1979 tinha 17 anos. Márcio Junqueira é capixaba, tem 48 anos de idade e se preparava há dois anos para o evento.

 

Márcio Junqueira com seu treinador Renato Ribeiro

 

Mariana e Márcio largaram e chegaram com alguns minutos de diferença chegando em perfeitas condições. A prova do Canal da Mancha tem uma organização específica sendo a largada da prova determinada pelos árbitros locais que fazem o acompanhamento e fiscalização da disputa. A prova larga na costa britânica de Dover e chegada na França em Calais.

O Brasil ainda vai ter mais um nadador na temporada deste ano, é o paulista Glauco Rangel que está marcado para disputar a prova na janela a partir da segunda semana de agosto.

A Travessia do Canal da Mancha é realizado desde 185 quando o Capitão Matthew Webb se tornou no primeiro homem a concluir o percurso. O recorde da prova pertence ao australiano Trent Grimsey que em 2012 completou em 6 horas e 55 minutos.

Entre os brasileiros, Adherbal de Oliveira em 2015 estabeleceu o recorde sul-americano masculino com 8 horas e 49 minutos. O recorde sul-americano feminino é mais antigo, 1993 com Ana Mesquita em 9 horas e 40 minutos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário