Com certeza você já deve ter postado ou visto alguma imagem, vídeo ou mensagem de nadadores brasileiros celebrando o “Dia Mundial da Natação”.

Alguns fizeram isso no dia 8 de abril, o antigo Dia da Natação Brasileira, que em decisão da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados no ano passado oficializou para 2 de agosto. A mudança foi para dar um aspecto mais relevante a data, já que o 8 de abril é celebrado o Dia dos Correios, antigo patrocinador da CBDA. A nova data, tem um significado mais especial, afinal foi em 2 de agosto de 1952 que Tetsuo Okamoto ganhou a primeira medalha olímpica do Brasil no bronze dos Jogos de Helsinque e também no 2 de agosto em 1982 que Ricardo Prado se tornou no primeiro campeão mundial da natação brasileira em Guayaquil.

 

 

Se 2 de agosto é o Dia da Natação Brasileira, quando é o Dia da Natação Mundial?

A resposta correta é NÃO EXISTE!

Isso não impede que países, como o Brasil, e outros, façam as suas próprias celebrações nacionais:

* Na Venezuela, o Dia da Natação é 12 de fevereiro, marca a data em que faleceu o maior nadador da história do país, Rafael Vidal num acidente de automóvel em 12 de fevereiro de 2005. Todo dia 12 de fevereiro, nadadores venezuelanos por todo país fazem a maior metragem possível em homenagem a Vidal. O evento chama-se “Milhões de metros por Rafael Vidal”.

* Na Argentina, o Dia da Natação é 8 de agosto, celebra a primeira, e única medalha de ouro olímpica da Argentina com Alberto Zorrilla nos 400 metros nado livre em 8 de agosto de 1928.

* No Equador, o Dia da Natação é 27 de março, a data comemora um feito incrível reconhecendo os quatro nadadores equatorianos que em 1938 conseguiram se tornar campeões sul-americanos absolutos ganhando a grande maioria das provas.

* No México, o Dia da Natação é 7 de julho, celebra o único recorde mundial atingido por um nadador mexicano. Foi Guillermo Echeverria nos 1500 metros nado livre no dia 7 de julho de 1968.

A ausência de “UM DIA DA NATAÇÃO MUNDIAL” reconhecido e oficializado, dá espaço e oportunidade para alguns aproveitadores. Foi assim que uma empresa privada criou o “World Swim Day” celebrado pela primeira vez no ano passado. Segundo a empresa, ele será sempre comemorado no quarto dia de outubro e até criou um website para isso. A criação tem até um website, mas como mencionado acima, não tem nada de oficial nem é reconhecido pela FINA.

https://worldswimday.org

 

 

A FINA discutiu o assunto numa reunião do Bureau em 2016, na cidade de Budapeste, na Hungria. Na época, ficou determinado que haveria uma celebração, mas não uma data específica. A FINA foi fundada em 19 de julho de 1908, e a entidade determinou que todos os anos as 208 federações nacionais federadas deveriam celebrar um evento “World Aquatics Day” no sábado anterior ao 19 de julho.

 

 

Esta celebração é oficial e reconhecida e o site da FINA tem detalhes aqui:

https://www.fina.org/event/fina-world-aquatics-day-2020

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário