Na sua conta de Instagram, o australiano Daniel Smith, 29 anos, anunciou a sua aposentadoria. Nadador olímpico da equipe da Austrália no Rio 2016, Smith tem uma história de recuperação que precisa ser devidamente contada. Na carreira, Smith esteve nas equipes nacionais dos Mundiais de Curta de 2014 e 2016 e no Mundial de Longa de 2015, além da Olimpíada no Rio.
Smith foi daqueles super talentos desde o início. Aos 12 anos já brilhava nas competições de categoria. Aos 16, foi a sensação do Australian Youth Olympic Festival, uma das principais competições da natação australiana de base. Era o ano de 2007, quatro medalhas, dois ouros, uma prata e um bronze. Para aquele jovem atleta que parecia despontar um super futuro na Seleção Australiana, veio um grande drama.
Daniel Smith se envolveu com as drogas, a bebida, e o vício lhe tirou do esporte. O problema foi bem profundo e segundo informações, Smith chegou a morar pelas ruas entre drogados. A recuperação veio com a religião e o esporte. Lendário treinador Dennis Cotterell decidiu aceitar o seu antigo promissor talento de volta, mas com diversas condições. Antes, passou por um centro de reabilitação e se aprofundou na fé.
Foram quatro anos fora do esporte e em um ano de treinamento Smith já estava na Seleção para o Mundial de Piscina Curta de Doha, em 2014, quando ficou em sétimo lugar nos 200 metros nado livre. No ano seguinte, estava no time do 4×200 livre que foi bronze no Mundial de Kazan. Para a Olimpíada do Rio, Smith terminou em quarto lugar na seletiva australiana e a equipe acabou ficando em quarto lugar perdendo o bronze olímpico por 68 centésimos.
Daniel Smith é mais um dos tantos atletas que tinha planos para a aposentadoria após a Olimpíada de Tóquio. A Pandemia e a mudança do calendário acabou por determinar pressão em outras oportunidades que estavam na agenda destes atletas. Daniel Smith desde o ano passado não estava mais em um dos principais centros de alto rendimento da natação australiana. Optou por treinar num programa menor onde faz uma menção especial no seu post de aposentadoria.
Fora da piscina, Smith tem cumprido uma série de palestras e visitas em centros de jovens sempre contando sua história de superação, além de ser um ativo membro de sua igreja.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!