A cada quatro anos as regras da FINA são ajustadas e algumas alteradas. O processo de mudança nas regras obedece a um protocolo que inclui consulta aos Comitês Técnicos, análise do Bureau e aprovação pela FINA.
O livro atual das regras foi estabelecido em 2017 e iria até o próximo ano, mais precisamente seria revisto e aprovado durante o Campeonato Mundial de Fukuoka, no Japão. Com a mudança do calendário internacional, a Olimpíada em julho de 2021 e o Mundial de Fukuoka passando para maio de 2022, a FINA também decidiu revisar a sua programação e planejamento para a revisão de regras.
Em boletim enviado as Confederações Nacionais, ficou estabelecido que os Congressos Técnicos que irão deliberar as regras serão em maio, durante o Mundial de Fukuoka com o seguinte calendário:
11 de maio de 2022, nado artístico, saltos ornamentais e high diving
12 de maio de 2022, águas abertas e polo aquático
20 de maio de 2022, natação e masters
As regras que serão aprovadas neste período não entram em vigor para a disputa do Campeonato Mundial, e sim a partir do segundo semestre de 2022. Normalmente, a FINA adota um período de 60 dias.
As propostas de mudança de regra devem ser enviadas a FINA, através das Federações Nacionais, até o dia 11 de setembro de 2021, oito meses antes do início do Congresso Técnico.
Vale destacar que a FINA, através do seu Bureau, pode fazer pequenos ajustes e mudanças nas regras com a devida aprovação da Comitê Técnico. Um destes ajustes, inclusive, já vai estar em funcionamento durante a natação dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o uso de vídeo pela arbitragem da competição.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário