Nation’s Capital Swim Club foi mais uma vez o líder do National Club Excellence Program recebendo o chamado “Gold Medal Club” ranking nacional que a USA Swimming faz todos os anos desde 1999 apontando os programas mais destacados da natação americana. O NACP é o clube onde Katie Ledecky foi revelada e este foi o sétimo ano consecutivo que a equipe lidera esta disputa.
Na pontuação atribuída pela USA Swimming, o NACP somou 71.900 pontos mais de 24 mil pontos a frente do SwimMAC Carolina que ficou na segunda posição. O ranking do Top 5 é o seguinte:
1o Nation’s Capital Swim Club 71.900 pontos
2o SwimMAC Carolina 47.489 pontos
3o Dynamo Swim Club 34.522 pontos
4o NOVA of Virginia Aquatics 34.247 pontos
5o Mason Manta Rays 34.140 pontos
O ranking de clubes é algo que se faz no Brasil também, entretanto a CBDA usa um sistema diferente da USA Swimming. No Brasil, são atribuídos pontos para as colocações dos clubes nos campeonatos nacionais de inverno e verão, enquanto na natação americana, as pontuações são relativas as posições dos nadadores americanos revelados nos clubes e suas respectivas pontuações na tabela de pontos da FINA. A diferença entre os dois rankings é um aspecto bem importante até mesmo na filosofia das entidades, onde no Brasil o sistema clubístico tem sido evidenciado há anos, enquanto nos USA a busca sempre é pelo alto rendimento.
No “Club Excellence” são considerados apenas resultados de atletas de 18 anos ou menos em provas realizadas em piscinas de 50 metros, e somente provas olímpicas, outro fator que evidencia o trabalho americano sempre voltado para os Jogos Olímpicos.
No ranking estabelecido pela USA Swimming, os 20 primeiros clubes do país ganham o padrão “Gold”, das posições 21 a 100, o padrão “Silver”, e os próximos 100 clubes o padrão “Bronze”.
Este ano, por conta da Pandemia, a USA Swimming reconheceu um total de 235 clubes no programa e além do padrão Gold, Silver e Bronze, ainda considera outro padrão chamado “Podium Club 2021” que são os clubes que receberam o padrão Gold por quatro anos consecutivos. São nove clubes que aparecem nesta lista:
Nation’s Capital Swim Club
SwimMAC Carolina
Mason Manta Rays
Sandpipers of Nevada
SwimAtlanta
Long Island Aquatic Club
Carmel Swim Club
Marlins of Raleigh
Pleasanton Seahawks
Veja aqui a lista completa dos clubes reconhecidos:
https://www.usaswimming.org/articles-landing-page/2020/11/23/2021-club-excellence-results
Nation’s Capital Swim Club fica na região chamada de Tri-State que reúne cidades de Washington DC, Maryland e Virginia. É um dos maiores clubes do país, são mais de 400 nadadores filiados e que treinam em 16 piscinas diferentes. O clube trocou de nome há alguns anos, antes se chamava Curl-Burke Swim Club.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *