Haviam quatro opções de votos para o Painel de Especialistas, todos foram votados, mas ao final um empate entre dois treinadores americanos. Gregg Troy e Bob Bowman são os Melhores Treinadores do Mundo na Década 2011-2020 pelo excelente trabalho feito com suas maiores estrelas.

 

 

Bob Bowman é o responsável pelo treinamento de Michael Phelps, não só nesta década, ou na década anterior, mas em toda a carreira esportiva de Phelps, ele só treinou com Bowman. Nesta década, como já mencionado no artigo sobre o Melhor Nadador do Mundo e as conquistas de Michael Phelps, Bowman teve de lidar com as crises e os maiores problemas de seu principal nadador.

Aqui é onde se identifica a grande qualidade do técnico, que não se restringe somente ao trabalho de piscina, mas entender os problemas, as adversidades e os desafios de seus atletas. A escolha de Bob Bowman só reforça esta função do técnico que precisa desenvolver esta relação incrementando a sua capacidade de comunicação e maximizando o potencial de performance.

 

Não é diferente de Gregg Troy, este com uma gama maior de nadadores, seus melhores resultados nesta década vieram com Ryan Lochte e Caeleb Dressel. Com Lochte, Troy foi o responsável pelos melhores resultados e marcas, mas ficou de fora dos últimos anos na preparação para o Rio 2016.

Se há algo que seja semelhante nos trabalhos de Troy e Bowman é o rigor e a intensidade de seus treinamentos. Ambos acreditam num bom volume, Troy ainda mais, e ambos dividem o espírito de que sem o trabalho duro, o resultado não virá.

 

Com Caeleb Dressel, o treinamento foi transformar o jovem velocista que chegava a Universidade da Flórida para se tornar num dos maiores nadadores da história. Dressel não cansa de repetir que ao chegar na Flórida, a mensagem era esta, “você é muito mais do que um nadador de 50 ou 100 livre”.

Treinamento de natação, como todas as modalidades esportivas, é ciência. O planejamento é uma necessidade e a preparação adequada combinada com o talento, dedicação e disciplina é que irão determinar uma super performance. Troy e Bowman são gigantes no que fazem, mas não são a solução para todos os atletas. Nem todos se enquadram na filosofia, nem todos suportam as cargas, e as vezes, nem a pressão psicológica.

Melhores Treinadores do Mundo na Década Bob Bowman e Gregg Troy.

Também foram nominados: Bruce Gemmell e Greg Meehan treinadores de Katie Ledecky, e o mago das águas abertas Philippe Lucas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário