Faltam 157 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, 189 para a Paralimpíada e 51 dias para a Seletiva Olímpica do Brasil.
16 de fevereiro, dia de aniversário de 472 atletas olímpicos, 34 deles da natação e dois brasileiros. Cicero Tortelli, nosso nadador de peito dos Jogos de Seul 1988 completando 54 anos de idade e Larissa Oliveira, atleta com índice nos 100 e 200 livre além dos revezamentos do Rio 2016 fazendo 28 anos hoje.
Entre os aniversariantes do dia, único nadador medalha de ouro na piscina (1500 livre em Beijing 2008) e nas águas abertas (10k em 2012), Oussama Mellouli da Tunísia completando 37 anos de idade. Mellouli está treinando para estar em Tóquio, será sua sexta Olimpíada.
* O deputado repulicano da Flórida Michael Waltz entrou com um pedido no Congresso Americano encaminhando uma solicitação ao Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos para pedir a mudança da sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Beijing em 2022 ao COI. Alegando defesas dos direitos humanos e contrário ao regime comunista chinês, o deputado menciona que caso não haja a mudança da sede, os Estados Unidos deveriam liderar um boicote a competição.
* Ontem foi a primeira vez no Japão, desde novembro, que tivemos menos de 1.000 casos diários do Covid. A vacinação começa nesta quarta-feira. A vacina da Pfizer foi aprovada pelas autoridades de saúde no domingo.
* 20 mil médicos e pessoal da linha de frente serão os primeiros a serem vacinados. Na sequência, um total de 3,7 milhões de vacinas serão destinadas aos trabalhadores do sistema nacional de saúde.
* A Kyodo News apresentou uma pesquisa apontando que apenas 14% da população quer a Olimpíada em julho. Agora, outra pesquisa bem negativa foi feita pela Tokyo Shoko Research pesquisando entre as empresas e 56% acham que os Jogos deveriam ser cancelados ou mudados de data. Esta mesma pesquisa foi feita no ano passado, em agosto, e na época indicava 53% pelo cancelamento. Foram consultadas um total de 11 mil empresas em todo país.
* Aconteceu hoje a primeira reunião do Comitê Tokyo 2020, agora sem o Presidente Yoshiro Mori que pediu demissão na última sexta-feira. O nome do novo Presidente deve ser anunciado ainda esta semana.
* Entre outros problemas do Japão, nível recorde no país de suicídios entre jovens em 2020. Com 479 jovens se suicidando no ano é o maior nível desde o início da estatística oficial em 1980. Um aumento de 140 em relação ao ano anterior.
* Hoje é o terceiro dia de disputas da Seletiva Pré-Olímpica do Polo Aquático Masculino em Roterdã, na Holanda. Brasil até agora, três jogos, três derrotas para Canadá, Grécia e hoje contra Montenegro. Nossa equipe precisa vencer a Geórgia para classificar em quarto para a próxima fase. Em caso de derrota, retornam para casa.
* Mais quatro países anunciam que vão vacinar seus atletas olímpicos. Agora India, Filipinas, Lituânia e Dinamarca informaram que vão colocar os principais atletas na linha de frente para a prioridade entre os primeiros a serem vacinados. Antes, Hungria, Austrália, Eslovênia e Israel já haviam feito este anúncio.
* COI lançou esta semana a Agenda 2020+5, uma espécie de atualização das metas e medidas que a entidade vem fazendo desde o início da gestão Thomas Bach. O documento que apresenta as 15 novas recomendações pode ser visto aqui:


Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!