Pode se preparar, a partir de amanhã começa o mês mais agitado da natação olímpica. Abril traz um total de 44 países realizando competições seletivas e válidas como índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Dos mais diferentes tipos, competições de dois dias, três, até sete, eliminatórias, finais A e B, finais direta, finais pela manhã ou a noite, há todo tipo de variante e o que vale é conquistar os índices e a vaga olímpica.

Uma coisa é encontrada em todas estas competições e seletivas, todas serão disputadas com protocolos, restrições e cuidados especiais no controle da Pandemia. Algumas terão público, mas a grande maioria será disputada com arquibancadas vazias, inclusive a Seletiva do Japão que acontecerá na piscina nova que será utilizada na Olimpíada.

Entre os 44 países, aparecem alguns dos mais expressivos além do Japão, podemos citar Alemanha, Rússia, Nova Zelândia, África do Sul, Países Baixos, Suécia, Grã-Bretanha, França, Itália e o Brasil que tem a sua seletiva de 19 a 24 de abril.

Para quem ficar curioso em identificar o motivo desta concentração enorme de competições neste Super Abril a explicação é fisiológica. A grande maioria dos treinadores de natação trabalha com programas de 12 a 16 semanas de planejamento, assim, os atletas fazem uma programação para a seletiva em abril e outro programa específico para os Jogos Olímpicos em Tóquio.

Estados Unidos trabalha há alguns anos com a Seletiva com pouco mais de 30 dias antes das provas olímpicas. O sistema americano é baseado nos resultados que são trabalhados anualmente na temporada universitária, onde as conferências são realizadas cerca de 30 dias antes do NCAA. Este ano, a Austrália, por indicação do ex-head coach Jacco Verhaeren, irá executar o mesmo programa e a Seletiva Australiana começa um dia antes da americana.

Veja a lista de todos os países que fazem seletivas ou campeonatos valendo índices neste mês de abril:
Cuba, Bolívia, Bulgária, Chipre, Alemanha, Japão, Rússia, Estônia, Letônia, Austrália, Nova Zelândia, Egito Suíça, África do Sul, Estados Unidos, Malta, Países Baixos, Suécia, Canadá, Islândia, Ilhas Faroe, Sérvia, Polônia, Hong Kong, Israel, Uzbequistão, Grã-Bretanha, Ilhas Maurício, República Dominicana, Monaco, Tailândia, Dinamarca, França, Irlanda, Paraguai, Belarus, Finlândia, Turquia, Áustria, Itália, República Tcheca, Ilhas Fiji, Taipei, além do Brasil.

As competições do Canadá, Austrália e Estados Unidos não são seletivas, mas os tempos são válidos pela FINA como classificação olímpica.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário