O sistema é complexo e cheio de combinações, mas vamos tentar abaixo debulhar todo o processo de classificação e as chances de termos todos os revezamentos brasileiros nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

1o São sete revezamentos olímpicos, três classificados (4×100 livre, 4×200 livre, 4×100 medley todos masculinos) quatro na busca das vagas (4×100 livre, 4×200 livre, 4×100 medley todos femininos e o 4×100 medley misto).

2o Para os revezamentos não classificados, a primeira condição é estar entre os 4 melhores tempos da repescagem das competições FINA entre 2019 até 31 de maio de 2021.

3o Já temos definidos os três revezamentos femininos:
4×100 livre – Larissa Oliveira, Ana Vieira, Stephanie Balduccini, Etiene Medeiros
4×200 livre – Aline Rodrigues, Larissa Oliveira, Nathalia Almeida, Gabrielle Roncatto
4×100 medley – Etiene Medeiros, Jhennifer Conceição, Giovanna Diamante, Larissa Oliveira

4o O processo de classificação de “replay only”, ou seja, nadadores sem índices A que vão aos Jogos Olímpicos é atrelado ao número de revezamentos classificados. A proporção é:
1 revezamento classificado – 2 nadadores relay only
2 revezaemntos – 4 nadadores
3 revezaemntos – 6 nadadores
4 revezamentos – 8 nadadores
5 revezamentos – 10 nadadores
6 revezamentos – 12 nadadores
7 revezamentos – 12 nadadores

5o Neste momento temos os três revezamentos masculinos classificados, ou seja, temos 6 vagas, e estamos utilizando quatro delas:
Murilo Sartori, Luiz Altamir no 4×200 livre, Marcelo Chierighini, Felipe Ribeiro ou Gabriel Santos no 4×100 livre. Aqui considerando que Vinicius Lanza seja o melhor nadador de borboleta da prova, fazendo ou não o índice A, não irá alterar este número.

6o Com 2 vagas sobrando soma-se os revezamentos femininos e misto teríamos mais 6 vagas adicionais, somando 9 vagas a serem distribuídas:
4×100 livre feminino utilizaríamos 4 vagas
4×200 livre feminino utilizaríamos 3 vagas (Larissa já pega a vaga do 4×100)
4×100 medley feminino utilizaríamos 2 vagas (Etiene e Larissa já tem as vagas dos outros revezamentos)
4×100 medley misto utilizamos as vagas das outras provas

7o Assim, pelo exposto acima, na combinação dos resultados, para o Brasil ter todos os 7 revezamentos na Olimpíada precisamos de ter todas as equipes no Top 4 da repescagem, mais um índice feminino ou que Marcelo Chierighini seja incluído na prova dos 100 livre, que chegaríamos as 9 vagas necessárias para os três revezamentos femininos e o misto medley.

13 respostas
  1. Marcos
    Marcos says:

    Caso o Calvelo seja absolvido antes da olimpíada… o Gabriel fica com vaga no revezamento por estar com o 3 tempo ou ele seria cortado?

  2. José Luiz da Silva Jr.
    José Luiz da Silva Jr. says:

    Boa tarde,
    A Larissa e a Etiene não podem ser inscritas nas provas que elas tem índice de outras competições e suas participações não contarem para essas vagas?

  3. Sandro
    Sandro says:

    Recorde Sul-americano nos 4×100 medley misto!!! Parabéns a Guilherme Basseto, Felipe Lima, Giovanna Diamante e à incansável Larissa Oliveira que nadou todos os4 revezamentos 4×100 medley misto e feminino e os 4×100 e 4×200 livre! Como abriu bem o revezamento o Guilherme Basseto e como fechou bem a Larissa Oliveira!!! E o miolo com Felipe Lima e Giovanna Diamante.foram ótimos também!

  4. Sandro
    Sandro says:

    O revezamento 4×100 medley misto teve uma ótima performance, Guilherme Basseto baixou 2 décimos em relação à sua prova individual, Felipe Lime fez 59 baixo, Giovana Diamante fez 1 minuto e Larissa Oliveira fechou com 53 alto. Creio que 4×100 medley misto possa estar em Tóquio.

  5. carlos oliveira
    carlos oliveira says:

    Coach, revendo os parciais da Larissa na última prova pela CBDA, encontro 53.6! Confere??

  6. Henderson Ramos
    Henderson Ramos says:

    Talvez em Tóquio sim… nessa seletiva e etiene não estava bem… se ela fizer 1.03.80 novamente afunda qq revezamento.

  7. Ricardo
    Ricardo says:

    Acho que me confundi. Não publique meus comentários anteriores por favor, coach. Apesar de eu pensar aquilo, a escolha foi por MMFF. E isso mostra que simplesmente inverti o pensamento. Melhor água mexida para os femininos. Falar besteira faz parte. Mas de qualquer forma, acho que ou deve ficar MMFF como está ou mudar para FFMM. Por os homens nas parciais do meio acho arriscado

  8. Daniel
    Daniel says:

    Pq não aborda a situação do dopado? Corporativismo?
    Não perde a chance de falar mal do Sun Yang.
    De repente foi suplemento contaminado, creme de barbear ou até mesmo pomada depilatória …
    Saiu um e entrou outro

  9. Rafael Oliveira
    Rafael Oliveira says:

    Coach, caso a Larissa abra o 4x100m livre, na tomada de tempo, e faça o índice, é válido?

  10. Sandro
    Sandro says:

    Bom Dia Coach!
    Ótimo texto! Muio bem explicado!
    Ao meu ver, a melhor formação para o revezamento 4×100 medley seria: a Etiene Medeiros abrindo no costas, Felipe Lima no peito, Vinicius Lanza no borboleta e Larissa Oliveira fechando no crawl. O que acham dessa formação?

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário