O Comitê Olímpico Espanhol anunciou esta semana que Saul Craviotto da canoagem e a nadadora Mireia Belmonte serão os porta-bandeiras da delegação espanhola na abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio no próximo dia 23 de julho. Esta será a primeira edição onde o Comitê Olímpico Internacional não só autoriza como recomenda uma dupla, um de cada sexo, para portarem a bandeira dos países no cerimonial.

Tanto Craviotto como Belmonte participarão de sua quarta Olimpíada, e ambos estrearam nos Jogos de Beijing em 2008 e acumulam quatro medalhas olímpicas. Se é a segunda vez que a canoagem da Espanha terá um porta-bandeira na Olimpíada, é a primeira vez que uma nadadora terá esta honra.

 

 

Será a segunda vez que uma mulher carregará a bandeira na abertura, antes a judoca Isabel Fernandez nos Jogos de Atenas 2004 já tinha tido esta oportunidade. Se a natação faz a sua estreia como porta-bandeira da Espanha, entre os esportes aquáticos, o polo aquático teve Manuel Estiarte foi quem carregou a bandeira nos Jogos de Sydney em 2000.

Mireia Belmonte não irá participar do Campeonato Europeu que começa na próxima segunda-feira para a natação na Duna Arena, em Budapeste. Inicialmente inscrita, ela e seu treinador Fred Vergnoux, optaram por poupar a nadadora que ainda se recupera de uma lesão no ombro.

No último final de semana, Belmonte voltou a competir depois de alguns meses. Nadou no Troféu Felix Serra Santamans em Manresa com resultados bem modestos. Ficou em segundo nos 800 livre com 8:44.59, cerca de 26 segundos acima do seu recorde nacional, e nadou os 200 costas para 2:26.71, 11 segundos acima de sua melhor marca.

Belmonte já está classificada com marcas nas provas de 800 e 1500 livre. A participação no Europeu era apenas para acrescentar novas provas em seu programa olímpico, em especial os 200 e 400 medley e os 200 borboleta onde é a atual campeã olímpica da prova. Resta saber se o Comitê Olímpico Espanhol irá considerar outros eventos para dar chance a sua nadadora principal em acrescentar provas em Tóquio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário