Assim como no desfile de abertura dos Jogos Olímpicos uma dupla de atletas, um de cada sexo, carregará a bandeira de seu país, o Comitê Organizador Tokyo 2020 junto com o Comitê Olímpico Internacional também estuda em fazer o tradicional juramento dos atletas ser executado por dois atletas.

Diferente dos porta-bandeiras, que será inédito, o juramento feito por um casal de atletas já aconteceu nos Jogos de Seul, em 1988. Na época, a jogadora de handebol Son Mi Na e o jogador de basquete Hur Joe executaram de forma conjunta o juramento.

O ato dos atletas jurar na abertura da Olimpíada é centenário. Foi criado nos Jogos da Antuérpia, em 1920, e repetido desde então. O juramento dos árbitros entrou na Olimpíada de Inverno em 1972 e dos treinadores nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2010.

A ideia do juramento vem dos Jogos da Era Antiga, quando os atletas executavam o ato diante da estátua de Zeus.

O texto do juramento é o mesmo utilizado desde as Olimpíadas de Sydney em 2000:

In the name of all competitors, I promise that we shall take part in these Olympic Games, respecting and abiding by the rules that govern them, committing ourselves to a sport without doping and without drugs, in the true spirit of sportsmanship, for the glory of sport and the honor of our teams.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário