Estamos a menos de dois meses para o início da natação nos Jogos Olímpicos, mas a exatos 30 dias para o fim da obtenção das marcas olímpicas. No dia 27 de junho termina o prazo dado pela FINA para a obtenção destes tempos de classificação. Cada país adota o seu próprio sistema de classificação e obtenção de índices, seja em seletiva única, múltipla ou valendo toda e qualquer competição FINA. Abaixo relacionamos por cada continente o que resta para acontecer nestes próximos últimos 30 dias:

ÁFRICA
Apenas um torneio para fechar as disputas no continente, neste final de semana, em Durban, na África do Sul, tem o Grand Prix #4 que reúne nadadores locais e de países vizinhos. A grande maioria deles em busca de melhora das marcas para garantir classificação por Universalidade.

AMÉRICA
Ontem começou o Open do Paraguai, em Assunção, hoje inicia o Seletiva Olímpico do Perú, em Lima, amanhã começa o Campeonato Nacional da Venezuela, em Caracas. Em junho tem o CampeonatoNacional Interligas da Colômbia, será em Barranquilha de 15 a 20 de junho.

Também em junho a Seletiva Olímpica do Canadá, piscina do Pan de 2015, em Toronto, de 19 a 23. Nadam apenas 20 nadadores por série, ou seja, duas séries de 10 cada uma, reunindo os 20 melhores tempos do período de classificação. O Canadá foi quem mais alterou o seu sistema de classificação e critérios e esta é a quarta (e última) data da seletiva. Seis nadadores, por terem sido medalhistas ou finalistas do último Mundial em Gwangju, já estão classificados.

Nos Estados Unidos, de 4 a 7 de junho, e de 13 a 20, acontece o US Olympic Trials, em Omaha. Primeira competição tem cerca de 700 nadadores com marcas mais fracas onde serão selecionados dois primeiros colocados a terem direito de competir na semana seguinte com os melhores do país. Na segunda seletiva, nadam 40 atletas por prova, ou seja, cinco séries de oito atletas, e os dois primeiros colocados, desde que façam as marcas A, serão os representantes dos Estados Unidos em Tóquio.

ÁSIA
Tem “repescagem” na China, começa segunda-feira, dia 31, e vai até 6 de junho o Campeonato Chinês de Verão em Xian. Somente as provas em que estão abertas é que as vagas podem ser alcançadas. No Japão tem o Japão Open, em Tóquio, na piscina da Olimpíada, a última competição antes dos Jogos, dias 3 a 6 de junho. Além disso torneios na Tailândia, Malásia, Taipei, Singapura e Hong Kong.

EUROPA
As maiores atrações são o Circuito Mare Nostrum que começa no final de semana em Monaco, Monte Carlo. Depois são dois dias em Canet, na França e no outro final de semana em Barcelona, na Espanha. Bruno Fratus é o único representante do Brasil na competição.

A Seleção Brasileira completa, sem Fratus, vai nadar o Troféu Sette Colli dias 25 a 27 de junho.

Neste final de semana tem torneios nacionais na Lituânia, Turquia, Bulgária, República Tcheca, Grécia, Bósnia e Herzegovina e Croácia.

Em junho, ainda teremos torneios internacionais, seletivas e campeonatos nacionais na Islândia, Portugal, Eslovênia, Finlândia, Malta, Israel, Noruega, Croácia, França, República Tcheca, Grécia, Romênia, Bósnia e Herzegovina, Luxemburgo, Sérvia, Turquia, Bulgária e Irlanda.

OCEANIA
Neste final de semana tem o Hamilton Qualification Meet em Hamilton, na Nova Zelândia, é a última chance de definição da equipe local.

A Austrália faz pela primeira vez a sua seletiva faltando pouco mais de 30 dias antes da Olimpíada. O formato introduzido pelo holandês Jacco Verhaeren será adotado após uma revisão dos maus resultados nos Jogos do Rio, em 2016. A Seletiva Olímpica Hncock Prospecting Australian Swimming Trial será em Adelaide, de 12 a 17 de junho.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário