A FINA formalizou ontem a convocação oficial do Brasil como classificado no revezamento 4×100 metros nado livre feminino para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Com isso, ganharam vaga olímpica as nadadoras Larissa Oliveira, Ana Vieira, Etiene Medeiros e Stephanie Balduccini.

 

Revezamento classificado 4×100 livre feminino

 

Com 16 anos e 310 dias, Stephanie Balduccini será olímpica no dia 24 de julho, o primeiro dia das disputas de natação em Tóquio. Nadadora formada na equipe do Paineiras desde a base, Balduccini é a mais jovem atleta da equipe olímpica da natação brasileira desde Ricardo Prado quando competiu nos Jogos de Moscou em 1980. Na época, Prado nadou os 400 metros medley com 15 anos e 205 dias.

A natação brasileira tem (ou tinha) a atleta mais jovem a representar o Brasil em Jogos Olímpicos desde a primeira participação em 1920. Talita Rodrigues nadou o revezamento 4×100 metros nado livre da Olimpíada de 1948, em Londres, quando tinha 13 anos e 347 dias.

Esta semana, a skatista Rayssa Leal garantiu a sua classificação para integrar o Time Brasil em Tóquio e no dia de sua prova de skate street em 26 de julho terá 13 anos e 116 dias.

Stephanie Balduccini com 16 anos e 310 dias passa a ser a 7a nadadora mais jovem do Brasil em Olimpíadas. No feminino é a quarta, atrás de Talita Rodrigues em 1948 (13 anos), Cristina Teixeira em 1972 (14 anos) e Flávia Nadalutti em 1976 (15 anos).

4 respostas
  1. Fabiano Devide
    Fabiano Devide says:

    Elogio vindo do COACH é muito bem-vindo! Obg pelo reconhecimento. Gostaria que o livro circulasse entre a comissão técnica da CBDA. Doei um exemplar na época. As nadadoras precisam conhecer as barreiras e resistências que suas conterrâneas enfrentaram e enfrentam até hoje… mesmo as gerações recentes, de Patrícia Amorim, Fabíola Molina e Joana Maranhão.

  2. Fabiano Devide
    Fabiano Devide says:

    Bom dia.
    Piedade Coutinho foi a mascote da delegação nos Jogos de Berlim, 1936, com 16 anos. Em Londres, foi aos 28 anos e exigiu que o CND permitisse levar o seu filho Frederico.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário