Ontem, o finlandês Ari-Pekka Liukkonen foi re-eleito para o Conselho Municipal da cidade de Jyväskylä. Aos 32 anos, será o seu segundo mandato no Conselho que é uma espécie de câmara dos vereadores da cidade que fica a 270 quilômetros da capital Helsinque.

Recém coroado campeão europeu dos 50 metros nado livre, Liukkonen parece já ter o seu objetivo após a participação em Tóquio onde disputará sua terceira Olimpíada. Liukkonen esteve em Londres 2012 e no Rio 2016 sem conseguir passar das eliminatórias dos 50 metros nado livre. No Rio ainda nadou os 100 livre onde ficou num modesto 42o lugar.

Na Finlândia, Liukkonen detém os recordes nacionais dos 50 e 100 metros nado livre, tanto na longa com 21.58 e 49.44, como na curta com 21.20 e 47.42. Este ano alcançou o melhor resultado da carreira ao vencer os 50 metros nado livre do Campeonato Europeu em Budapeste batendo os favoritos Ben Proud da Grã-Bretanha e Kristian Golomeev da Grécia na final.

Com 2 metros e 8 centímetros, Liukkonen foi o mais alto nadador dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e deverá ser novamente em Tóquio 2020. Em 2014, Liukkonen se revelou homossexual em uma ação em defesa contra a homofobia pela instituição de uma lei na Rússia as vésperas dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi.

 

1 responder
  1. Sandro
    Sandro says:

    Liukkonem fez uma prova espetacular ao se tornar Campeão Europeu, mas confio muito na eficiência da dupla Bruno Fratus e Michele Lenhardt para vencer esse gigante Finlandês em Tokyo!!!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário