Saiu hoje a decisão do Tribunal da Corte Suprema do Esporte CAS/TAS suspendendo o nadador chinês Sun Yang por quatro anos e três meses naquele que foi o mais controverso caso de doping da história da natação mundial. Yang havia sido suspenso anteriormente por oito anos em julgamento realizado em 15 de novembro de 2019, porém o julgamento foi anulado após um dos juízes ser considerado parcial pela Corte Suprema da Suíça.

Na decisão anunciada hoje, o CAS/TAS identificou que Sun Yang cometeu duas infrações previstas no Código de Controle Dopagem, “evasão, recusar ou não submeter” as amostras de doping e “adulteração” do material. A adulteração foi o fato do nadador e seu segurança terem destruído as amostras de sangue colhidas em sua casa em setembro de 2018.

Pelas duas infrações cometidas, e por já ter sido condenado uma vez por doping (2014), Sun Yang receberia uma suspensão mais rigorosa, mas diferente do primeiro julgamento, onde foi suspenso por oito anos, uma mudança nas regras de controle de doping da FINA que entraram em vigor este ano acabaram por beneficiar o nadador.

O novo código que entrou em vigor dia 1o de janeiro deste ano no seu artigo 10.9.1.1 determina que o período de inelegibilidade adicional para o segundo caso de doping deve ser analisada dentro das circunstâncias e não como determinava o código anterior que simplesmente dobrava a pena máxima. Por conta disso, Sun Yang ganhou os 4 anos de suspensão e mais três meses adicionais.

O total de 51 meses de suspensão para Sun Yang começaram dia 28 de fevereiro de 2020 e vão até 31 de maio de 2024 deixando o nadador elegível para os Jogos Paris 2024 marcados para serem iniciados em 26 de julho daquele ano.

Veja aqui o documento completo da decisão do CAS/TAS: (ainda não é o resumo do julgamento que deve ser liberado em breve)
https://www.tas-cas.org/fileadmin/user_upload/CAS_Media_Release_6148_Decision_June21.pdf

1 responder
  1. SANDRO
    SANDRO says:

    Ficou provado que o “CRIME COMPENSA”, afinal, SUN YANG saiu MUITO NO LUCRO, já que reduziu sua pena pela metade, em vez de OITO ANOS cumprirá APENAS QUATRO ANOS estando desimpedido para PARIS 2024!!!
    Infelizmente ficou provado que o CRIME COMPENSA no caso Sun Yang, deprimente!!!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário