2 de julho de 2021, faltando 21 dias para a abertura, 22 dias para o início da natação em Tóquio. 2 de julho é o aniversário do atual campeão olímpico dos 100 e 200 metros costas, Ryan Murphy, atual recordista mundial dos 100 costas, Murphy está indo para Tóquio disputar sua segunda Olimpíada.

Outro aniversariante do 2 de julho é o atleta olímpico aposentado Derya Buyuncu da Turquia. Ele junto com outros dois nadadores da Suécia, Lars Froelander e Therese Alshammar, acumulam o título de nadadores com maior número de participações olímpicas. Os três estiveram em três Jogos. O tunisiano Oussama Mellouli classificado para as águas abertas em Tóquio vai igualar os três na sua sexta Olimpíada.

* COI anunciou a versão final dos protestos e manifestações durante os Jogos Olímpicos. O documento denominado regra 50.2 agora permite que os atletas, além dos locais permitidos anteriormente, entrevistas coletivas e na vila olímpica, também poderão fazer antes de suas participações. No caso da natação seria no momento de entrada para a prova. Ficam proibidas as manifestações no pódio.

* Itália anunciou a sua maior delegação de natação da história para os Jogos Olímpicos. Serão 36 nadadores superando o recorde de 35 enviados para os Jogos do Rio 2016. O melhor desempenho italiano em Olimpíadas foi em Sydney 2000 com a conquista de seis medalhas, três ouros, uma prata e dois bronzes. No Rio 2016 foram três medalhas, um ouro e dois bronzes.

* A Itália viaja para o Japão no dia 12 de julho, inicialmente para um treinamento de aclimatação em Tokorozawa e entrando na Vila Olímpica no dia 22 de julho.

* Gregorio Paltrinieri acometido de mononucleose já está treinando com seu técnico Fabrizio Antonelli. Os dois estão em Livigno, um treinamento de altitude de três semanas antes da viagem olímpica. Paltrinieri está inscrito em três provas na Olimpíada: 800 e 1500 livre na piscina, e os 10 quilômetros da maratona aquática.

* A PanAm Sports está organizando um grande treinamento de aclimatação em Tachikawa para todos os países da América que não tem cidades e locais de treinamento no Japão. A natação será coordenada pelo técnico italiano Gianluca Alberani e o training camp vai de 13 a 19 de julho.

* FINA ainda não informou o número de atletas classificados com marcas B, mas informações extra-oficiais indicam que este número poderá chegar até 18 atletas. Abaixo alguns atletas que identificamos terem sido confirmados hoje:
Seychelles – Felicity Passon 100 e 200 costas, Simon Bachmann nos 200 borboleta
Suriname – Renzo Tjon a Joe vai para sua segunda Olimpíada nos 50 livre
Turquia – Baturalp Unlu recordista nacional turco dos 200 livre com 1:47.08 foi chamado pela marca B, é atleta do treinador brasileiro Francisco Rego na Georgia Tech University
Cuba – Elisbet Gamez 200 e 400 livre, Luis Vega 200 borboleta e 400 medley ambos pela Universalidade
El Salvador – Marcelo Acosta vai para sua segunda Olimpíada nada os 800 e 1500 livre, Celina Marquez estará nos 100 e 200 costas. Celina também indicada para ser a porta-bandeira de El Salvador no desfile de abertura.

* O México vai para Tóquio com dois nadadores, Byanca Melissa Rodrigues classificada por Universalidade nos 200 peito e Gabe Castaño classificado com marca A nos 50 livre. Nicolas Torrez será o treinador do país que viaja para o Japõa no dia 18 de julho com destino inicial para Hiroshima.

* Singapura terá três nadadores de piscina e um de águas abertas em Tóquio. Na piscina, além do campeão olímpico Joseph Schooling que nadará os 100 livre e defenderá seu título nos 100 borboleta, Zhieng Wen que nadará os 100 e 200 borboleta e 100 costas masculino, mais Ting Wen nos 50 e 100 livre feminino e na prova dos 10 quilômetros feminino Chantal Liew.

* Nadadores húngaros Kristof Rasovszky e Anna Olasz competem neste sábado em uma prova de águas abertas na Croácia. É o último teste competitivo da dupla antes de viajar para a prova dos 10 quilômetros da Maratona Aquática Olímpica.

 

VÍDEOS OLÍMPICOS DO DIA

Nova tecnologia 5G será implantada disponível nas arenas olímpicas de Tóquio.

 

Lançamento dos uniformes da delegação da Turquia para Tóquio

 

Vídeo do COI mostra os bastidores de como será a geração de imagens dos Jogos Olímpicos para o mundo todo

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário