Por duas vezes o Campeonato Nacional da China foi transferido. A Seletiva Nacional que vai apurar o time para o Mundial de Budapeste e os Jogos da Ásia de Hangzhou seria em março, depois na primeira semana de abril, agora de 15 a 20 de abril. E na sequência tem outra competição, a segunda seletiva para o Campeonato da Primavera para completar a equipe chinesa.

A maior novidade da Seletiva Chinesa é a inclusão das provas de 400 costas, 400 peito, 400 borboleta e 800 metros medley, 200 de cada estilo. Sem valer vaga alguma, as provas fazem parte de um sistema nacional de intensificação no conceito de preparação aeróbica que já havia produzido algumas decisões esdrúxulas há dois anos quando atletas só passavam para as finais se tivessem sido aprovados em exames físicos de um boot camp.

Como os tais exercícios e testes físicos já caíram, vamos ver se as novas provas vão se sustentar no programa nacional. Anteriormente, já havia sido incluído o revezamento 4×200 quatro estilos.

Mais incrível que tudo isso é o tal do sistema de pontuação da equipe. Os quatro primeiros colocados das provas do programa dos Jogos da Ásia colocam os atletas em consideração sendo que os dois que somarem mais pontos é que serão convocados.

O sistema é muito fora do padrão da natação mundial e está dividido em cinco partes:

1a parte
Os pontos que você obtém na prova pela sua colocação, o primeiro lugar vale 100 pontos, e vai baixando até o oito lugar que marca somente 5 pontos.

2a parte
Pontos adicionais são atribuídos pela sua colocação durante a prova e até pela velocidade de reação. Os 50 livre por exemplo ganha pontos extras quem estiver na frente nos primeiros 15 metros e quem estiver na frente nos últimos 15 metros. Para as provas de 100 e 200, pontos extras para quem tiver melhor velocidade de reação além de pontos pela liderança do parcial de prova.

3a parte
São pontos da prova do estilo que você não está convocado. Por exemplo, para você fazer parte dos 100 borboleta você vai ter de disputar os 50 borboleta e os 400 borboleta.

4a parte
Pontos extras que você obtém ao participar de provas extras, sendo que terminando entre os três primeiros colocados.

5a parte
Pontos extras (e muitos) para os recordes batidos, recorde mundial vale 1.000 pontos e recordes da Ásia valendo 500 pontos. Com tal contagem de pontos, quem bater um recorde está na seleção.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário