Ou pelo menos foi o que a Federação Russa de Natação disse e a FINA concordou.

Ontem, na disputa do quarto dia do Campeonato Russo em Kazan, na prova dos 50 metros borboleta masculino, Oleg Kostin venceu com 22.72. O tempo é apenas dois centésimos acima do recorde nacional do próprio Kostin, e um centésimo abaixo do que Nicholas Santos fez no Troféu Brasil.

Acontece que a competição da Rússia, conforme a própria Federação da Rússia anunciou a FINA que tal evento não seria sancionado ou reconhecido pela entidade. Isso foi divulgado por conta da participação do campeão olímpico Evgeny Rylov que está suspenso pela FINA até janeiro de 2023. A suspensão de Rylov é por ter participado de uma manifestação pró-Vladimir Putin em um estádio de futebol em Moscou.

Como Rylov foi inscrito no Campeonato Russo, e está nadando, a FINA fez uma consulta oficial e recebeu como resposta a alegação de que o evento não é uma disputa oficial o que não se aplicaria para a suspensão que ele está submetido por nove meses.

Não há como deliberar que a competição é oficial para alguns e não para outros. O evento é analisado de uma forma geral absoluta. Assim, mesmo um centésimo mais lento, Nicholas Santo segue como o líder do ranking mundial de 2022.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário